Os 5 melhores podcasts que escuto hoje

Nerdcast (em português, semanal) — Ouço desde 2008 e continuo gostando bastante. É um grupo de amigos que se reúne para falar sobre um tema (cada episódio é um tema) de maneira bem descontraída, com muitas piadas e zoação. É comum convidarem especialistas para enriquecer a discussão. Apesar do nome Nerdcast, os temas são diversos, não limitados ao universo nerd. Os primeiros ~15 minutos de cada programa é só propaganda e leitura de emails dos ouvintes, pode pular.

Hora do Mac (em português, aperiódico) — Amigos que se reúnem para comentar as novidades do mundo Apple, de maneira bem descontraída. Gosto de ouvir porque as opiniões são realistas, e não de fanboys. Se é pra criticar, criticam. Não é um podcast “chapa branca”. Alguns dos participantes são desenvolvedores de iOS, que às vezes comentam sobre suas experiências no ramo. Bonus points para o sotaque gaúcho, que é um alívio de ouvir em meio ao excesso de carioquês da mídia brasileira.

Hypercritical (em inglês, semanal) — Bate-papo entre dois amigos, sobre nerdices avançadas (funcionamento de CPUs, design de controle de videogame, …) e críticas construtivas ao mundo Apple. Um conduz o programa (Dan Benjamin) e o outro (John Siracusa) é o meganerd que fala rápido e tem as opiniões fortes. Demorei alguns episódios pra me acostumar e entender o que ele fala. Infelizmente este podcast será finalizado agora em dezembro/2012 no episódio 100. Mas mesmo assim vale a pena ouvir os anteriores.

In Beta (em inglês, semanal) — Bate-papo entre Gina Trapani (criadora do LifeHacker) e Kevin Purdy sobre código aberto, Google, Android e tecnologias web. Nunca usei Android, mas gosto de ouvir este podcast pra sair um pouco do mundinho Apple. A Gina é programadora e curte/pratica código aberto.

Systematic (em inglês, semanal) — Este eu escuto porque me identifico com o locutor, Brett Terpstra, em vários assuntos: fazer ferramentas (softwares) pra resolver problemas, mergulhar dias em um projeto, usar arquivos TXT pra tudo. Porém eu prefiro txt2tags e ele Markdown :) Cada episódio traz um novo convidado, e os temas são variados, mas geralmente nerds. No final há dicas de apps bacanas pra iOS e Mac.

Nota: Os links são para o site oficial de cada podcast, mas todos estão também no iTunes, é só procurar.

Nota: Em geral eu gosto bastante dos podcasts da rede 5by5 (todos em inglês).

Atualização em 2015-03-17: Fiz um post novo, com a lista mais recente: Os melhores podcasts que escuto hoje (edição 2015)

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.