Seja bem-vindo(a) ao portal do editor Vim (evolução do VI). Aqui você encontra links para vários artigos e tutoriais para aprender a utilizar o editor, bem como guias mais aprofundados que ensinam a tirar proveito de suas características mais avançadas. E a melhor parte: tudo em português.

Estude com calma, pratique, experimente. Em caso de dúvida, ou se quiser conversar com outros usuários do Vim, junte-se a nós na lista vi-br.

Lá no meu blog eu contei a minha história com o Vim, que começou em 1997 e teve muitos Bip, Bip, Bip até eu aprender a usar o editor direito :)

Mapa de teclas

Excelente mapa visual de todos os comandos do teclado. Bom para imprimir e deixar na mesa, facilitando a consulta. Obrigado Rodolfo Faria pela dica.

Original em http://www.viemu.com/a_vi_vim_graphical_cheat_sheet_tutorial.html

Documentação

Meus textos

Curso Rápido - Vim básico

Curso Rápido - Vim médio

Curso Rápido - Vim avançado

VI, Vim e venci

Artigo publicado na Revista do Linux, edição 4 (abr/2000).

Artigo completo sobre o editor Vim, que conta sua história (VI), demonstra suas qualidades, comenta sobre as doações arrecadadas para órfãos de Uganda (África) e explica sua rixa com o editor Emacs. Iniciando pelo uso básico, o artigo evolui para demonstrar várias funções avançadas como seleção vertical, abrir vários arquivos ao mesmo tempo, abreviações, marcas, mapeamentos (macros), programação e configuração.

Pulando com o Vim

Artigo publicado na Revista do Linux, edição 49 (jan/2004).

Este artigo explica como ganhar tempo usando os vários comandos internos do editor Vim para movimentar o cursor, ao invés de usar as setinhas do teclado. Também são demonstrados os comandos para apagar textos, que dispensam o uso das teclas Delete e Backspace.

Seleção VI-sual

Artigo publicado na revista Linux Magazine, edição 2 (out/2004).

Este artigo dá várias dicas de uso do modo visual do Vim (VI). O modo visual serve para selecionar textos, podendo ser feito orientado a caracteres, linhas ou colunas. Uma vez selecionado, o texto pode ser recortado, copiado ou alterado. O artigo vai fundo e demonstra técnicas avançadas na seleção vertical (de colunas).

Um vimrc diferente

Artigo publicado na Coluna do Aurelio, número 9 (mai/2002).

Este artigo é na verdade um arquivo de configuração do Vim, cheio de opções bacanas, que são explicadas nos comentários. Basta salvar este arquivo e lê-lo diretamente no Vim. Os comandos aparecerão em cores, facilitando o entendimento. Experimente!

Editando arquivos do OpenOffice.org no Vim

Um artigo que analisa a estrutura de um arquivo .SXW (arquivo do Writer do OpenOffice.org) e ensina como editá-lo utilizando um editor de textos comum como o Vim.

Editor VI - Guia de Referência

Material de apoio utilizado no meu curso de VI. Mistura tabelas com descrição de comandos e procedimentos prontos para executar, servindo de referência rápida. É apenas uma página, útil para imprimir e deixar ao alcance da mão.

Outros textos

Tutorial do Vim traduzido por Marcelo Drudi Miranda

Baixe e faça "vi tutor.pt_BR"

Vim em lições por Geraldo Luís da Silva Ribeiro

Um artigo completo e de leitura rápida que faz uma passada pelos principais comandos do Vim, dividido em lições curtas. Confira!

VIM - VI Improved por Ademar Souza Reis Jr

Um artigo introdutório sobre o Vim, que explica suas diferenças do VI original e fornece dicas de configuração do editor.

Comandos do Vim por Gustavo Roberto Rodrigues Gonçalves

Página com uma listagem extensa de comandos e sua descrição.

Dicas de Vim por Ivan Carlos da Silva Lopes

Um documento com várias dicas do editor, incluindo dicas avançadas de mapeamento e comandos não tão conhecidos.

Cartão de Referência por Ivan Carlos da Silva Lopes

Uma versão texto do refcard da GNU, com correções. Está bem completo, uma ótima fonte de referência e aprendizado.

Ferramentas

Tutorial online interativo (em inglês)

Excelente tutorial online, que você acessa direto pelo navegador, não precisa instalar nada. Se você entende inglês e é 100% leigo em Vim, este é o melhor lugar para começar.

Vim Sandbox

Uma versão online simplificada do Vim, para você brincar com os comandos básicos. Funciona direto no navegador, ótimo para brincar com os comandos que você acabou de aprender.

Configuração (vimrc)

.vimrc do Aurelio por Aurelio Marinho Jargas
Arquivo de configuração comentado, cheio de firulas.

.vimrc do voyeg3r por voyeg3r
Arquivo de configuração comentado, com bastante coisas.

.vimrc do Ivan por Ivan Carlos da Silva Lopes
Arquivo de configuração bem completo, bastante comentado e didático.

Arquivos de sintaxe

O Vim possui o utilíssimo recurso de colorir trechos de arquivos, seguindo regras pré-definidas. Isso é geralmente utilizado para colorir estruturas de uma linguagem de programação, identificando as palavras-chave, nomes de função, etc. As regras de cada linguagem ficam guardadas em arquivos especiais chamados "Arquivo de Sintaxe".

O usuário pode fazer seus próprios arquivos de sintaxe, para virtualmente qualquer tipo de arquivo, basta saber como descrever ao Vim a estrutura de seu arquivo. Segue uma coletânea desses arquivos especiais, criados por brasileiros.

txt.vim por Aurelio Marinho Jargas
Sintaxe para arquivos texto. Ler textos se torna mais fácil e rápido quando números, valores monetários, emails, URLs, citações, trechos entre parênteses e caracteres especiais aparecem em destaque. É exatamente isso que este arquivo faz. Experimente.

spec.vim por Aurelio Marinho Jargas
Sintaxe para arquivos .spec, utilizados pelo RPM. O Vim já tem um padrão, mas é muito fraquinho. Este está "bombado" e reconhece todas as estruturas que um .spec pode ter.

php3.vim por Aurelio Marinho Jargas
Sintaxe para arquivos PHP3. Este está bem trabalhado, com suporte a temas, podendo mudar toda a configuração de cores apenas definindo uma variável, e até fazer suas próprias definições, de maneira bem fácil.

pagemaker.vim por Aurelio Marinho Jargas
Sintaxe para arquivos do PageMaker. O PageMaker 6.5, além do formato compilado, também pode ler/gravar arquivos num formato com marcações (tipo HTML). Este é o arquivo do Vim para colori-lo.

xlib.vim por Augusto César Radtke
Sintaxe para "typesets" da Xlib. Nele estão definidas todas as palavras-chave da Xlib do XFree86-3.3.6, que aparecerão coloridas no seu código.

dic.vim por Gustavo Niemeyer
Sintaxe para arquivos dicionário do Linuxconf. Identifica e coloriza as estruturas do arquivo de mensagens traduzidas do Linuxconf, diminuindo as chances de erro na tradução.

Para testar e utilizar estes arquivos de sintaxe, basta carregá-lo na edição do arquivo atual, com o comando :source arquivo.vim. Se quiser configurar o Vim para sempre utilizar este arquivo de sintaxe, basta associá-lo com uma extensão de arquivo em seu ~/.vimrc:

au BufNewFile,BufRead *.txt source ~/rota/para/arquivo.vim

Onde .txt é a extensão de arquivos que estamos associando ao arquivo de sintaxe arquivo.vim.

Divirta-se!

Curva de aprendizado

Microsoft Vim

:)