Vídeo-Tutorial de PyObjC

Palestra "Tem cobra dentro da maçã - Como fazer um aplicativo Cocoa programando em Python (PyObjC)", ministrada na PyCon Brasil [3]

Veja o vídeo da palestra completa (34 minutos):

Vídeo original aqui

Acompanhe o tutorial em seu Mac, seguindo estas instruções:

1. Apresentação

Este tutorial é uma demonstração do PyObjC, que faz a ponte entre Python e Cocoa, a poderosa API usada pelos aplicativos do Mac OS X.

Com ele instalado, o programador usa o Xcode e o Interface Builder normalmente, codificando em Python, sem precisar saber nada de Objective-C ou AppleScript.

Os aplicativos resultantes funcionam exclusivamente no Mac, usufruindo de todas as suas tecnologias nativas.

Para saber mais:

2. Dolar - Versão com Outlets e Actions

Baixe os fontes (Zip, 60 KB)

2.1. Instale o ambiente de desenvolvimento

  • Instale o Xcode (leia instruções)
  • Instale o PyObjC À partir do Leopard, o PyObjC já faz parte do sistema.

2.2. Crie um projeto novo e salve na mesa

  • Abra o Xcode
  • New Project → Application → PyObjC Application
  • Project Directory: ~/Desktop/Dolar

2.3. Veja os arquivos criados

  • Info.plist
    • CFBundleShortVersionString
    • Copyright
  • setup.py
    • Construção do aplicativo
    • Não precisa mexer
  • Dolar.py
    • Arquivo principal do programa
    • Não precisa mexer
  • DolarAppDelegate.py
    • Classe base para brincar (já instanciada no Interface Builder)
    • Coloque aqui seus métodos
  • MainMenu.nib
    • Editável no Interface Builder (chamado de IB daqui adiante)
    • Arquivo com as definições de posicionamentos e conexões entre elementos

2.4. Crie a interface no IB

  • Chame o Interface Builder Duplo clique no MainMenu.nib
  • Mostre o Inspetor Tools → Show Inspector
  • Dê um título para a janela Inspetor → Attributes → Window Title: Conversor Dólar - Real
  • Ligue as guias de posicionamento Layout → Guides → Enable Aqua Guidelines
  • Mostre as paletas Tools → Palettes → Show Palettes
  • Arraste os elementos para a janela
    • 3 labels Paleta → Text → System Font Text
    • 3 caixas de texto Paleta → Text → NSTextField
    • 1 botão Paleta → Controls → Button
  • Coloque nomes nos labels e no botão Duplo clique no elemento
    • Cotação do dia:
    • Dólares:
    • Reais:
    • Converter

2.5. Crie as ligações para comunicar-se com a classe

  • Duplo clique na instância do AppDelegate (cubo azul)
  • Adicione outlets para as caixas de texto Inspetor → Attributes → Outlets → Add
    • cotacao
    • dolares
    • reais
  • Adicione um action para o botão Inspetor → Attributes → Action → Add
    • converte:

2.6. Conecte os elementos com as ligações

  • Conecte os outlets com suas respectivas caixas de texto
    • Ctrl-click na instância do AppDelegate (cubo azul)
    • Arrasta até a caixa de texto da cotação
    • Inspetor → Connections → Outlets → cotacao → Connect
    • Repita para as outras caixas de texto
  • Conecte o botão com sua ação
    • Ctrl-click no botão
    • Arrasta até a instância do AppDelegate
    • Inspetor → Connections → Target/Action → converte: → Connect

2.7. Crie o executável

  • Volte ao Xcode
  • Project → New Custom Executable...
    • Executable Name: Dolar (uma palavra para não complicar)
    • Executable Path: /usr/bin/env
  • Groups & Files → Executables → Seleciona teu executável
  • File → Get Info → Arguments → Botão [+]
    • Argument: Dolar.app/Contents/MacOS/Dolar

2.8. Teste o programa

  • Build → Build and Run
  • Botão não faz nada
  • Veja no log a mensagem sobre falha na conexão do action converte:

2.9. Arrume o erro do log

  • Edite o código Python Duplo clique em DolarAppDelegate.py
  • Dentro da classe, crie o método converte_
    • def converte_(self, sender): pass
    • Sempre lembre-se que ":" deve virar "_" no nome do método
    • Teste o programa novamente
  • Agora sem erros no log, mas o botão continua sem ação

2.10. Descubra objetos e métodos

  • Coloque comandos dentro do converte_()
    • print self.cotacao # outlet
    • <NSTextField: 0x154c110>
  • Rode e teste o programa
  • Descubra os métodos do NSTextField
    • Chame a Ajuda para o Cocoa Help → Documentation → Search Groups → Cocoa
    • Faça a pesquisa pelo elemento Digite NSTextField na caixa de busca
  • Veja os métodos
    • Nenhum em especial
  • Veja os métodos do pai NSControl (herdado)
    • floatValue()
  • Mude o print para mostrar o conteúdo da caixa de texto
    • print self.dolares.floatValue()
      • self: Instância da classe (Python)
      • dolares: Outlet de comunicação (Interface Builder)
      • floatValue(): Método do NSTextField (Objective-C)
      • Salada! :)
  • Rode e teste o programa

2.11. Faça o algoritmo do cálculo

  • dolares = self.dolares.floatValue()
  • cotacao = self.cotacao.floatValue()
  • reais = dolares * cotacao
  • print reais

2.12. Descubra como gravar o conteúdo do TextField

  • Veja Documentação novamente
  • Ache o setFloatValue: do NSControl
  • Grave o resultado do cálculo na caixa de texto dos Reais
    • self.reais.setFloatValue_(reais)
    • Lembre-se que no Python o ":" vira "_"
  • Rode e teste o programa

2.13. Melhorando: Use formatadores de dinheiro

  • Vá no IB
  • Arraste o formatador de dinheiro para cada caixa de texto da cotação Paleta → Text → NSNumberFormatter
  • Configure o formatador para nossa moeda Inspetor → Formatter → [x] Localize
  • Repita o procedimento para as caixas de dólares e reais
  • Rode e teste o programa

3. Dolar - Versão com Bindings

Baixe os fontes (Zip, 60 KB)

3.1. Crie um projeto novo para Bindings

  • Salve e feche projeto atual no Xcode e IB
  • Vá na mesa F11
  • Duplique o diretório do projeto Command-D
  • Renomeie a pasta nova para: Dolar Bindings
  • Entre nessa pasta e abra o arquivo Dolar.xcodeproj
  • Rode o programa para ter certeza que tudo continua funcionando Build → Build and Run

3.2. Limpe os Outlets e Actions

  • Vá no IB Duplo clique no MainMenu.nib
  • Apague todos os outlets Duplo clique na instância do AppDelegate (cubo azul) Inspetor → Attributes → Outlets → Remove
  • Apague o Action Inspetor → Attributes → Action → Remove
  • Apague o botão "Converter", pois não será mais usado Selecione o botão na janela e aperte Delete

3.3. Crie os Bindings no IB

  • Selecione a caixa de texto da cotação
  • Inspetor → Bindings → Value → value
    • Bind to: DolarAppDelegate
    • Model Key Path: cotacao
    • [x] Continuously Update Values
      • Isso mandará uma ação a cada alteração no texto da caixa
      • E chamará automaticamente o método setCotacao_ no Python
      • O nome do método é sempre "set" + capitalize(Model Key Path) + "_"
  • Repita o procedimento para as outras caixas de texto

3.4. Crie os Bindings no Python

  • Vá no Xcode
  • Edite o DolarAppDelegate.py
  • Importe o módulo "objc"
    • import objc
  • Logo após a declaração da classe DolarAppDelegate, crie três "ivar"
    • cotacao = objc.ivar(u"cotacao")
    • dolares = objc.ivar(u"dolares")
    • reais = objc.ivar(u"reais")
  • Atente aos detalhes
    • Lembre-se que o nome do binding vem em Unicode
    • Esse nome do binding é o Model Key Path que você preencheu no IB
    • Cada um destes bindings representa o conteúdo da caixa de texto

3.5. Crie o método para converter Dólares em Reais

  • Ao se digitar o valor em dólares, o valor em reais será calculado automaticamente
  • Para isso, crie o método que cuidará das alterações na caixa de dólares
    • def setDolares_(self, valor):
    • Lembre-se do _ no final, pois recebe argumento
  • Guarde o valor digitado pelo usuário na referência ao binding (ivar)
    • self.dolares = valor
  • Faça as contas e guarde o resultado
    • self.reais = self.dolares * self.cotacao
    • O resultado será atualizado automaticamente
  • Rode e teste o programa

3.6. Crie o método para converter Reais em Dólares

  • Ao se digitar o valor em reais, o valor em dólares será calculado automaticamente
  • Similar ao passo anterior, crie o método set
    • def setReais_(self, valor):
  • Guarde o valor e faça o cálculo
    • self.reais = valor
    • self.dolares = self.reais / self.cotacao
  • Rode e teste o programa
  • Perceba que o antigo método converte_() não é mais necessário

3.7. Melhorias na interface

  • Visualização dos resultados
    • Crie outros labels usando letras grandes e coloridas para mostrar os valores em reais e dólares
    • Faça bindings destes textos com o conteúdo das caixas de texto, para serem atualizados automaticamente
  • Usabilidade
    • Use um binding para esconder as caixas de dólares e reais enquanto a cotação não for digitada
    • Inspetor → Bindings → Availability → hidden
      • Bind to: DolarAppDelegate
      • Model Key Path: cotacao
      • Value Transformer: NSIsNil
    • Isso deixa claro para o usuário que a cotação deve ser digitada primeiro
    • Além de evitar a necessidade de verificações no código Python, pois a cotação sempre vai estar preenchida
      • Chega de "if self.cotacao:" nos setFoo_()

Baixe os fontes (Zip, 68 KB)

4. Outros Programas

4.1. Markup Babel - Interface Cocoa para programa de console

Um exemplo de como fazer um interface Cocoa para um programa Python já existente. O aplicativo txt2tags foi usado como módulo, convertendo textos automaticamente enquanto o usuário digita. Foi usada a técnica de binding no conteúdo com o método setReferencia_() agindo a cada tecla digitada.

Baixe os fontes, abra no Xcode e rode (Build and Run).

4.2. contatos.py - Programa de linha de comando com PyObjC

Um exemplo de como usar o PyObjC para programas de linha de comando. É utilizado o framework da Agenda do Mac (Address Book), acessando os dados dos contatos em tempo real e mostrando na tela.

Baixe os fontes e execute no Terminal.app: python contatos.py

4.3. AB Reports - Programa complexo

Um exemplo de como fazer um programa mais complexo, utilizando as tecnologias disponíveis no Mac OS X.

  • Data source (tabelas)
    • Ordenar os dados pela coluna FOO (ordem direta e reversa)
    • Trocar colunas de lugar (arrastando)
  • Live search
    • Com o uso de bindings, fazer pesquisas em tempo real, enquanto digita
  • Picture resize
    • Com o uso de sliders e bindings, fica fácil alterar o tamanho das fotos em tempo real, enquanto arrasta o botão
  • Performance
    • Mesmo lidando com muitos dados e fotos, a performance fica excelente
    • O PyObjC não sobrecarrega o aplicativo, é uma ponte enxuta

Programa ainda inacabado, fontes não disponíveis.

— EOF —

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