piazinho4: Pré-venda AUTOGRAFADA

Resumo para os apressadinhos:

Amiguinhos, finalmente está pronto o piazinho4, também conhecido como: Livro Expressões Regulares – Uma abordagem divertida, 4ª edição. ;)

Foram dois meses de trabalho ao todo: pesquisa, escrita do conteúdo novo, revisão, revisão e revisão. Eu tuitei e feicibuqueei durante o trabalho, contando como é a rotina de ser escritor. Coloquei no site do livro (aqui e aqui) uma cópia de todos esses relatos pra você poder ler com conforto (e sem propagandas ou atentados à sua privacidade).

Eu já descrevi com detalhes todas as novidades, mas o resumo é este:

  • Novo: Apache HTTPd
  • Novo: OpenOffice/LibreOffice Calc
  • Novo: Google Docs: Planilhas
  • Novo: find (comando UNIX)
  • Reescrito: JavaScript
  • Reescrito: Python

O que eu mais gostei foi de reescrever e expandir os tópicos de JavaScript (6 páginas) e Python (9 páginas). São minhas linguagens preferidas (junto com o shell script), então dei um tratamento bem especial a elas. Agora ficou uma referência completa de ambas, falando inclusive de tópicos avançados, como: fazer substituições usando funções, lidar com textos multilinhas, usar grupos nomeados (Python) e alinhar/comentar expressões (Python). Ficou massa!

O que deu mais trabalho pra escrever foi o do Apache, investi 48 horas de trabalho em seis dias consecutivos. Foi difícil resumir e simplificar tudo, já que são ao todo 28 (!) diretivas que usam expressões regulares. O temido mod_rewrite foi apenas um pedaço do problema… Mas valeu a pena, ficou um tópico bem completo, com 10 páginas.

E agora, após semanas de trabalho sacal revisando tudo junto com a editora, finalmente está pronto. É um alívio. Um parto.

Meu sincero agradecimento a todos que colaboraram com incentivo, sugestões, ideias, testes e informações via (twitter|facebook|email|.*)!

Pré-venda

Mas o que eu quero mesmo contar é que dessa vez tem uma pré-venda MUITO especial:

O pedido que mais recebo dos leitores é: “quero comprar o livro autografado por você”. Mas eu não vendo o livro, então fica difícil. Conversei com a editora sobre isso e bolamos a pré-venda autografada. O esquema é inédito e vai dar trabalho pra mim e pra editora. Mas fazemos tudo para agradar você, estimado leitor :)

A editora fará esta pré-venda especial, exclusiva no site deles, desde ontem (30/10/2012) até a próxima terça-feira (dia 6). Então no dia seguinte eles enviarão aqui pra casa todo o lote de livros vendidos, via transportadora, juntamente com o nome dos compradores. Aí lá vou eu, pegar um por um e rabiscar. Depois de tudo terminado, a transportadora pegará os livros e devolverá pra editora, que enviará a cada comprador.

Não sei se torço pra vender muito ou pouco nessa pré-venda, pois quanto mais livros, mais trabalho pra mim ;)

No autógrafo terá o seu nome, um agradecimento, a data, minha assinatura, e é claro, o bonequinho tosco que eu sempre desenho quando autografo. Mas já adianto que minha letra é pavorosa, pois já faz muitos anos que troquei a caneta pelo teclado :)

Então aproveite. Se você valoriza um livro autografado pelo autor, esta é sua chance.

Para receber o desconto de 20% você deve usar o código OREIO no carrinho de compras. Se quiser aproveitar o frete e já levar o livro de shell (sem autógrafo!) junto, o desconto valerá pra ele também. Aqui estão os links mágicos:

ATENÇÃO: A pré-venda é exclusiva pelo site da editora, durará poucos dias e não será estendida. Quando chegar na data-limite acabou e pronto. Sem choro. Então não se enrole. Ainda mais que tem um feriado agora na sexta! Se você for pagar com boleto, que leva uns dias pra compensar, PAGUE LOGO! Se o pagamento não for confirmado pelo banco até o dia 6, você não vai receber o autógrafo.

ATENÇÃO: Eu receberei da editora o nome do COMPRADOR do livro e usarei este nome no autógrafo. Se você comprou o livro para presentear outra pessoa, ou usou os dados de seus pais para fazer a compra, preencha este formulário.

Qualquer dúvida fale comigo: deixe um comentário, @oreio ou aurelio@aurelio.net.

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.