Os melhores podcasts que escuto hoje (edição 2015)

Nerdcast (em português, semanal) — Ouço desde 2008 e continuo gostando bastante. É um grupo de amigos que se reúne para falar sobre um tema (cada episódio é um tema) de maneira bem descontraída, com muitas piadas e zoação. É comum convidarem especialistas para enriquecer a discussão. Apesar do nome Nerdcast, os temas são diversos, não limitados ao universo nerd. Os primeiros ~15 minutos de cada programa são anúncios e leitura de emails dos ouvintes, então novatos podem pular essa parte.

Stuff You Should Know (em inglês, 2x por semana) — Cada episódio dura cerca de 40 minutos e explica um único assunto, falando sobre suas origens, características e “como funciona”, tudo de maneira bem descontraída. É como ler um bom artigo da Wikipédia. Os temas são bem variados, alguns exemplos recentes: sorvete, arco-íris, Nostradamus, método científico, bumerangue, histeria coletiva, fusão nuclear, extinção, karatê, interrogação policial, socialismo, pinball, muro de Berlin, ebola. Acho excelente para adquirir conhecimento sobre assuntos aleatórios. Os episódios são atemporais, então para começar a ouvir, sugiro que você escolha os assuntos que mais gosta, da longa lista de episódios já gravados.

Acidental Tech Podcast (em inglês, semanal) — Três amigos que debatem sobre temas relacionados à Apple, todos são programadores com bastante experiência. Dois deles eu já “conhecia” por ouvir seus podcasts anteriores: John Siracusa no Hypercritical e Marco Arment no Build and Analyze. A Apple é o que menos importa, eu escuto para ouvir as opiniões deles sobre temas diversos, em especial do Siracusa, que é um meganerd reclamão (inteligente e cheio de argumentos) que fala muito rápido (demora pra acostumar o ouvido).

Debug (em inglês, quinzenal) — Entrevistas com nerds programadores famosos, em especial no mundo Apple, falando sobre suas carreiras e sobre nerdices em geral. Alguns dos convidados são caras com décadas de experiência na área, é um privilégio poder ouvir suas histórias. Alguns são ex-funcionários da Apple, que contam um pouco sobre como as coisas funcionam lá dentro. Gostei em especial do episódio com o Miguel de Icaza e do com o Mike Lee.

Android Developers Backstage (em inglês, quinzenal) — Podcast feito por funcionários do Google, programadores que trabalham no Android. Há dois apresentadores, e em cada episódio chamam algum outro funcionário para falar sobre seu trabalho. Muito interessante para aprender mais sobre as tecnologias no Android, como elas são concebidas, e sobre como as coisas funcionam por lá. É um podcast de nerds para nerds, lotado de discussões técnicas. Você foi avisado :)

Puro Mac (em espanhol, semanal) — Estou estudando espanhol, então nada melhor do que ouvir um podcast falado nessa língua, para acostumar o ouvido. Como o tema é nerd, também aprendo palavras do jargão de TI. São dois amigos, nascidos na Argentina mas que hoje moram nos EUA, falando descontraidamente sobre as novidades do mundo Apple. Como já se conhecem há muitos anos, o clima da conversa é bem natural e dinâmico, com direito a zoação e até brigas. Bem diferente dos podcasts de aprendizado de línguas, que são pouco naturais. ¡Muy gracioso!

Curiosidade: Em 2012 eu fiz um post parecido, o único podcast comum em ambos é o Nerdcast. Como as coisas mudam...

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.