15 anos de Funções ZZ

15 anos… É muita coisa.

Imagino que deva ter usuários das Funções ZZ que são mais novos do que isso :)

Quando penso em softwares antigos, como as ferramentas originais do Unix, sempre imagino seus criadores como véios barbudos de óculos. Agora aqui estou eu, um jovem* gafanhoto que todo dia aprende algo novo, que nem barba tem direito (só uns fiapos), olhando meu próprio software completar 15 anos.

* Se é que alguém com 37 anos ainda pode ser considerado jovem…

No post comemorando os 13 anos, já ponderei sobre o tempo que passou e o que me faz continuar trabalhando neste software, após tantos anos. Então dessa vez vamos direto ao que interessa.

A versão nova

Para comemorar este aniversário, eu e o Itamar (meu amigo e co-autor das funções) decidimos preparar uma versão nova das funções. A última foi em 2013, na comemoração de 13 anos.

Trabalhamos pesado nos últimos meses, usando nossas raras horas vagas de emprego/família/obrigações para discutir problemas, arrumar bugs, criar funções novas e melhorar as já existentes. O GitHub atesta a loucura que é esse desenvolvimento:

O resultado é a versão nova 15.5 (download, anúncio, changelog), que traz um número recorde de 49 funções novas, deixando nosso querido software com um total de 178 funções!

Bônus: Sabe quem enviou uma função nova, para participar das comemorações? O Thobias, antigo co-autor das funções que há anos não “aparecia” por estas bandas. Massa!

Vem participar do projeto!

Você é programador(a), ou curte a linha de comando? Te convido a juntar-se a nós lá no GitHub. Pode entrar no meio das conversas lá no issues, reportar problemas ou criar sua própria Função ZZ.

Mesmo que não seja programador(a), você sabia que o site das funções também é um projeto lá no GitHub, e é gerado automaticamente a cada commit? Assim, caso você encontre algum erro no site, ou queria contribuir com conteúdo novo, é fácil. No final de cada página do site há um link direto para o seu arquivo original, pronto para ser melhorado, por você!

Toda ajuda é muito bem-vinda, e necessária para que o projeto continue ativo por muitos anos mais. Muito obrigado a todos os contribuidores atuais e que venham os novos!

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.

comments powered by Disqus