Liberou geral: PDF do Canivete Suíço do Shell agora é gratuito

O Canivete Suíço do Shell é uma referência rápida do shell do Unix/Linux/Mac, com várias tabelas que resumem comandos, operadores, opções, conceitos, exemplos, dicas e listagens. Nada de texto, só tabelas. Bom para ter sempre à mão para tirar dúvidas.

Este documento existe em meu site desde 2003 e sempre foi muito acessado. Em dezembro de 2006 fiz uma versão especial para impressão (PDF de quatro páginas) e comecei a vendê-la por 5 reais. Satisfeito com o resultado, encerrei as vendas em dezembro de 2009 e hoje estou liberando o PDF gratuitamente para quem quiser baixar. Aproveite!

Canivete Suíço do Shell — PDF — 176KB

MUITO OBRIGADO, de coração, a todos aqueles que contribuíram com meu trabalho, comprando o PDF do Canivete Suíço do Shell nestes três anos em que ele foi vendido. Foram 200 unidades, um número que superou em muito as minhas melhores expectativas. É muito gratificante ser recompensado pelas horas de trabalho voluntário, tanto emocionalmente (com os comentários positivos) quanto financeiramente (com as vendas).

MUITO OBRIGADO também, pelo respeito. Nenhuma destas 200 pessoas colocou o PDF na internet. Seria algo simples e rápido de fazer, porém fico feliz que todos puderam entender a minha situação: eu não perderia uma fonte de renda*, perderia minha motivação.

* É ridículo falar em lucro num PDF que custava somente 5 reais e vendia poucas unidades por mês. Tirando as taxas do PayPal e PagSeguro, me trouxe líquidos R$ 900,00 em três anos. Isso dá 25 pilas por mês, não paga nem o botijão de gás…

Pelas 200 unidades vendidas, e pelo não-vazamento na internet, dei-me por satisfeito com a brincadeira do PDF do canivete e encerrei as vendas no final do ano passado. Esperei alguns meses em respeito aos que compraram, e agora estou liberando o PDF.

Estou muito feliz porque no final, todos saíram ganhando. Eu tive minha recompensa e continuo motivado, quem comprou ajudou um programador independente e teve seu PDF personalizado antecipadamente, e por fim, agora todos podem acessar gratuitamente.

VALEU MESMO!

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.