Expressões Regulares – 2ª Edição

Agora sim, é oficial: foi lançada a 2ª edição do livro Expressões Regulares – Uma Abordagem Divertida!

Estou orgulhoso deste livro, finalmente agora eu pude arrumar o que me incomodava na 1ª edição: o capítulo de linguagens de programação, que era pobre de explicações e principalmente, exemplos. Você chegava lá todo empolgado, querendo brincar com as expressões em sua linguagem favorita, mas o livro te deixava na mão nessa hora.

Mas felizmente isso é passado! O texto desse capítulo foi reescrito*. Agora é uma referência completa, explicando os vários detalhes envolvidos nas tarefas de casar, substituir e dividir textos. E o principal: tem muitos, MUITOS exemplos! Você vai lendo e testando na sua máquina ao mesmo tempo. E como se isso não fosse bom o bastante, ainda há tópicos novos:

  • ActionScript
  • Grep / Egrep / Fgrep
  • MySQL**
  • PHP (PCRE)
  • PostgreSQL**
  • Shell Script (Bash)

* As exceções foram os tópicos C, Java e VBscript que permaneceram iguais.

** Sim! Agora você também vai aprender como usar as expressões em suas queries nos bancos de dados MySQL e PostgreSQL.

A diferença é tanta, que posso dizer que se você é programador, vale a pena comprar o livro somente por causa deste capítulo, ele ficou bem completo. Mas confira você mesmo: o tópico sobre Awk por exemplo, veja como ele era na 1ª edição e como ficou na 2ª edição. Não tem comparação!

Há outras mudanças e novidades, como mais participação do piazinho e até uma tirinha do Nerdson! Fiz um site bacana para detalhar tudo isso e reunir as informações sobre o livro. Olha só o endereço dele que legal: www.PIAZINHO.com.br :)

Agora fica fácil de lembrar, né? Se quiser saber sobre o livro do piazinho, acesse o site do piazinho!

Além do site, também tem um Feed RSS exclusivo para as novidades do livro, como notícias, promoções e barbadas: http://feeds.feedburner.com/ExpressoesRegulares

Mas a mudança mais visível mesmo foi sugestão da Mog: a capona amarelona berrante. Sempre que eu ia nas livrarias, demorava muito para encontrar o livrinho branquinho do piazinho (inho inho inho), espremido entre tantos outros livros coloridos. Agora, além de ser mais grosso (24 páginas a mais!), com esse amarelão cheguei vai ser difícil não enxergá-lo :)

É bão

É isso pessoal,
estou muito feliz com essa 2ª edição,
o livro ficou mais maduro e completo,
espero que vocês gostem.

Vida longa ao piazinho!
\o/

DESCONTÃO

Se você já tem a 1ª edição ou o livro Shell Script Profissional, ganha um descontão exclusivo de 30% na compra do amarelão! Aí fica bom hein, paga somente R$ 25,90!

Se você já se cadastrou como leitor de um destes livros, vai receber um e-mail com o código, hoje mesmo. Amanhã me avise caso não tenha recebido. Se você ainda não se cadastrou, faça agora e receba o código:

Organizações Verde Inc., sempre trazendo barbadas e descontos imbatíveis para seus fiéis clientes :)

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.