Podcastei

Várias pessoas insistiram, inclusive alguns de vocês, leitores do blog, mas eu permanecia imaculado. A quebra de um tabu nunca é fácil. Mas a resistência foi aos poucos sendo abatida, e finalmente neste mês, em agosto de 2008, perdi a virgindade: participei de um podcast :)

Baixe o mp3

Confesso, sou do mato e tenho uma certa aversão a gravações de áudio e vídeo, não me sinto muito à vontade para fazê-las. Prefiro os textos, que posso digitar e apagar indefinidamente até que fique do jeito que eu gosto. Um jacu perfeccionista.

Meu grande amigo-irmão Rodrigo Stulzer está com um podcast novo e me convidou para participar. Foi golpe baixo. É difícil negar um pedido de alguém tão próximo e parceiro de tantas idéias.

Pode ter certeza que a maioria das coisas que você viu nascer aqui no blog, têm dedo do Rodrigo, sejam elas programas, livros ou novidades do site. Trocamos micro-emails diários sobre vários assuntos e assim as idéias vão amadurecendo. Mas essa história eu conto outro dia, pois ela merece um texto próprio aqui no blog…

O tema do programa foi “Como ganhar dinheiro na Internet“.

Bem, você sabe, trabalho em casa e ganho dinheiro com venda de livros, anúncios do Google no site, doações para projetos e outras coisinhas. Você já sabe também que consegui atingir a meta de ganhar por mês, como autônomo, o mesmo valor do salário que eu ganhava quando trabalhava na Conectiva. Se você ainda não leu estes textos, aconselho que o faça antes de ouvir o podcast. Você vai entender melhor as coisas.

No programa batemos um papo sobre tudo isso, e contei mais alguns detalhes dessa história, como o começo na Conectiva, os primeiros programas (de computador!) que fiz, o início do site e a transição para blog e anúncios do Google (AdSense).

Além de contar histórias, também rolaram várias dicas sobre como otimizar os anúncios, escrever textos com palavras-chave, pensar no anunciante e no público, aumentar cliques, e claro, ganhar dinheiro.

Outros assuntos foram: Miguxeitor, livros, palestras, programas, doações, cultura Mac, Nerds não clicam em anúncios™, memória ruim, fontes de receita, long tail, áreas mais clicadas do site, manutenção dos artigos, divulgação e marketing, reaproveitamento de conteúdo, apostila de shell em PDF, comportamento da massa, trampolim e paraquedistas.

A Mog não queria que eu divulgasse aqui no blog o cantinho dela lá no site. Tá, isso eu não vou fazer, por isso a frase anterior não tem um link. Mas ela não disse nada sobre divulgar no podcast! ;) Então quem ouvir (1:02:30), fica sabendo do segredo :)

O programa ficou com uma hora e meia de duração, se você quer saber mais sobre como ganhar dinheiro na Internet, ou simplesmente quer ouvir minha voz robótica de taquara rachada, ouvalá.

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.