AppleScript para o iPhoto e frescurites com CSS

Com o trabalho novo das fotos virei usuário do iPhoto, o programa de gerenciamento e edição de fotos do Mac. Similar ao iTunes, nele você tem uma biblioteca (Library) com todas as fotos, podendo organizá-las em álbuns, rolos de filme e resultados de buscas. Cada foto também pode ter um título, comentários, palavras-chave e ranking (estrelas).

Minha necessidade é de a coleção de fotos ser um catálogo, com cada foto tendo um código único para identificá-la. O natural é fazer um código numérico e seqüencial (001, 002, 003, …), com algum prefixo para ficar com cara de “código de catálogo” (ST001, ST002, ST003). O campo de título da foto é o candidato perfeito para abrigar esse código.

Ok, decidido: código numérico no título. Agora só faltava digitar o código em cada foto, uma por uma.

Digitar? Não obrigado. Ser programador me dá a liberdade de ser preguiçoso e deixar que a máquina faça o trabalho chato e repetitivo :) Então nasceu o iPhoto Set Sequential Title*, que preenche o título das fotos selecionadas com uma seqüência numérica.

* Não estranhe o nome comprido. Diferente do UNIX onde programas com nomes como awk, ls, ed, lpr, df e pwd são perfeitamente normais, no Mac os nomes dos programas são descritivos e não abreviados. Eu estranhei bastante no começo, mas hoje acho legal. Basta ler o nome e você já sabe o que ele faz.

Usando o assistente de configuração (botão “Change Settings”) você pode escolher qual o número inicial, quantos dígitos ele deve ter e ainda se vai ser usado algum prefixo ou sufixo. Sim, é um zznomefoto joiado :)

Aproveitando as recentes viagens nerdísticas com CSS, também refiz todo o leiaute da área de AppleScript do site. Agora cada script tem a sua própria pagineta e um menu fixo à esquerda não te deixa perdido na navegação. Tudo com CSS e txt2tags, nada de frames ou tabelonas.

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.