WordPress: Plugins que uso e recomendo

Esta é minha lista dos plugins indispensáveis para o WordPress. Todos eles estão em uso aqui neste site e me deixaram muito satisfeito. Recomendo. Pretendo deixar esta lista atualizada, então conforme eu mudar ou gostar muito de um plugin novo, colocarei aqui.

Akismet

Anti-SPAM nos comentários. Ele detecta a grande maioria dos manés virtuais que insistem em entupir seu blog com SPAM nos comentários. Raramente, algum comentário válido é marcado como SPAM, então é bom conferir de tempos em tempos a lista para "resgatar" os falso-positivos. Uma vez conferida toda a lista, aperte o botão Esvaziar o spam para remover definitivamente estes comentários da sua base de dados do WordPress, eliminando o peso que esse lixo todo traz.

Broken Link Checker

Encontra e arruma links quebrados. Este plugin faz o controle de qualidade dos links de seu site. Ele varre todos os seus posts, páginas, comentários à procura de links. Depois testa cada um deles e gera um relatório que destaca quais são os links quebrados e os redirecionamentos. Ele monitora continuamente para pegar links novos, você não precisa se preocupar. Tudo é configurável, o quê e quando monitorar. Ah, ele também encontra imagens quebradas. E para completar o pacote, ele também deixa você arrumar facilmente os links problemáticos, podendo colocar uma URL nova ou simplesmente remover o link. É um plugin muito completo e prático, recomendo fortemente.

Google Analyticator

Configura o Google Analytics. Basta informar seu UID do Analytics e pronto, ele insere em todas as páginas e posts o código mágico para você poder acompanhar as estatísticas de seu site. Gosto que ele tem uma opção para não inserir o código quando é o administrador/editor que está visitando o site, assim o Analytics não conta suas próprias visitas. Também uso a opção de integração com o AdSense, que gera o código adicional para poder ver os ganhos direto nos relatórios do Analytics. Para quem é expert em Analytics, o plugin tem trocentas opções avançadas, que eu, como leigo, simplesmente ignoro :)

Google XML Sitemaps

Mapa do site para ferramentas de busca. Esse é o tipo do plugin que você nem precisa saber como funciona, basta instalar e esquecer dele. Ele gera o arquivo sitemap.xml no raiz de seu site, que é atualizado automaticamente cada vez que você modifica algum post ou página. As ferramentas de busca, como o Google, usam este arquivo para saber o que tem no seu site e poder indexá-lo. O plugin tem diversas opções, você pode escolher exatamente o que vai e o que não vai no sitemap.

Jetpack por WordPress.com

Pacotão de plugins bacanas. Feito pelos próprios criadores do WordPress, e testado intensivamente nos milhares de blogs do wordpress.com, este pacotão é um combo com vários plugins legais, os quais você ativar ou desativar individualmente. A promessa é que novos plugins serão adicionados ao pacote com o tempo. No momento (versão 1.1.1), são eles:

  • WordPress.com Stats: Estatísticas de acesso (um Analytics simplificado).

  • Twitter Widget: Aquela caixinha no menu lateral que mostra meus últimos tweets.

  • Gravatar Hovercards: Passe o mouse sobre uma fotinho nos comentários e vai aparecer uma janela.

  • WP.me Shortlinks: Encurtador de links já embutido no WordPress.

  • Sharedaddy: Botões do twitter e Facebook, dá pra adicionar outros. Veja um exemplo no final deste texto.

  • LaTeX: Digitar códigos em LaTeX te dá prazer? Então sorria :)

  • After the Deadline: Verificador de ortografia, estilo e gramática para inglês, português e outros.

  • Shortcode Embeds: Shortcodes para inserir vídeos do YouTube, fotos do Flickr, entre outros.

Simple Yearly Archive

Lista de todos os posts do blog, agrupados por ano. Plugin bem simples, basta usar o código [SimpleYearlyArchive] em uma página qualquer e pronto, a lista completa de seus posts aparece. Nas opções você pode mandar ele mostrar o número de comentários, categorias e autor para cada post e o número total de posts por ano. Você também pode mostrar a data de cada post, escolhendo o formato. Eu só usei os números mesmo, eliminando o resto, veja como ficou.

Smart 404

Redirecionamento e sugestões na página 404. Se o usuário digitou um endereço inválido, em vez de mostrar um erro, este plugin tentará encontrar a página ou post desejados e fará o redirecionamento. Caso ele não encontre nada, mostrará sugestões que se aproximam daquilo que o usuário tentava encontrar. Vai lá, brinque com a URL desta página, colocando palavras a mais ou a menos, que você já vai ver como funciona.

Subscribe To Comments Reloaded

Acompanhamento de comentários por e-mail. Sabe ali no final da página, aquela opção mágica "Desejo receber os comentários novos em meu e-mail"? Então, é esse plugin aqui que faz. Ao marcar esta opção, o leitor receberá um email cada vez que alguém fizer um comentário novo naquele texto. É uma maneira prática de acompanhar os comentários de um texto específico, sem precisar entrar no site diariamente. Se você preferir acompanhar todos os comentários de todos os posts, há um feed RSS pra isso.

WP Smush.it

Redução no peso das imagens. Cada vez que subo uma imagem nova para o blog, este plugin a otimiza automaticamente, diminuindo o tamanho do arquivo (às vezes em 50% ou mais!) sem alterar a sua qualidade (lossless). O site que faz o trabalho de otimizar a imagem é o excelente www.smushit.com. Também há a opção de otimizar de uma vez todas as imagens já existentes em seu blog (batch).

WP-DBManager

Becape e manutenção do banco de dados. Este plugin faz otimização, reparos e consultas SQL no bando de dados do WordPress, mas eu gosto mesmo é de usá-lo para becape (backup). Vai que dá pau no servidor? Vai que teu site é invadido? É bom ter um becape completo da base de dados, além dos arquivos do WordPress em si. Este plugin faz o becape automaticamente, e ainda tem a opção de te enviar o arquivo zipado por e-mail. Você pode agendar o becape da base a cada X minutos, horas, dias, semanas... Basta instalar, configurar e esquecer que ele existe.

Outros

Além destes, também uso outros plugins, que por um motivo ou outro, não me deixam completamente satisfeito. Aqui também listo os novatos, que uso há pouco tempo e ainda não me sinto à vontade para recomendar. São eles:

  • Contact Form 7 — Formulário de contato, usado aqui. REMOVIDO: Era muito pesadão, adicionava HTML, CSS e JS em todas as páginas. Em vez de instalar uma alternativa, parei de usar formulário para contato: agora apenas menciono meu email. É o suficiente para quem realmente precisa entrar em contato.

  • FD Feedburner Plugin — Redireciona os feeds RSS para o FeedBurner.

  • LinkWithin — Mostra artigos relacionados no final de cada texto, com fotinho.

  • Search Regex — Expressões Regulares (PCRE) para buscas e substituições no banco de dados do WordPress: post, página, excerpt, título, URL, comentários e meta data. É um sonho :)

  • Shortcoder — Criação de shortcodes personalizados.

  • Simple Tags — Facilitadores na criação e uso de tags.

  • WordPress.com Popular Posts — A caixinha "Textos mais lidos" ali no menu lateral.

  • WordTwit — Avisa no twitter cada post novo do blog. REMOVIDO: Mais incomodava do que ajudava. Publiquei um post sem querer (cliquei em "Publicar" em vez do "Salvar rascunho"…) e lá foi ele pro twitter. Também às vezes preferia fazer uma frase personalizada em vez de tuitar o título do blog. Enfim, tuitar na mão nem dá trabalho e é mais flexível.

  • WP Super Cache — Faz cache (cópia estática) das páginas e posts, deixando o site muito mais rápido para carregar. Ainda estou testando.

  • WP Minify — Otimiza arquivos HTML, CSS e JS, removendo comentários e espaços inúteis. REMOVIDO: Apesar de funcionar bem na otimização, tem um bug incômodo de remover as linhas em branco dentro da tag PRE. Isso arruina meus trechos de código. Eu seu lugar, atualmente estou otimizando a carga de JavaScript com o plugin Use Google Libraries, que carrega o jQuery direto dos servidores do Google, aliviando meu pobre servidor barato compartilhado.

  • WPtouch — Tema especial para smartphones. É o que todo mundo usa.

E você, me indica um plugin legal ou sugere algum melhor do que estes listados aqui?

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.

comments powered by Disqus