Saindo da caverna: darei cursos em São Paulo

Versão estou-com-pressa

Após 7 anos de hiato, voltarei a dar cursos nerds por um breve período: 4 dias em São Paulo capital (de 19 a 22/08/2015). Tem cursos de expressões regulares e de shell script básico e avançado. Corra lá, são só 20 vagas por curso, evento único. Depois disso volto pra caverna :)

Versão normal

A última vez que dei um curso nerd foi em 2008. Foram oito horas intensivas de expressões regulares avançadas, num curso encomendado por uma empresa. Coisa de louco, como diria vovó…

Desde então “me aposentei” dos cursos, pois as viagens afetam bastante minha produtividade nerd local. Preciso de concentração para trabalhar, então geralmente perdia um ou dois dias de trabalho antes e depois de cada viagem. Antes com os preparativos e ansiedade, depois com a reorganização de tudo até voltar à rotina.

Outro motivo, é claro, é que sou um “velho rabugento”, que gosta de ficar quieto em sua caverna :)

Sete anos depois, adivinha quem vai quebrar o jejum?

O Rubens Prates (meu amigo e editor/dono da Novatec Editora) é um cara incansável e muito paciente. Ele está sempre me incentivando (empurrando) e se não fosse pela sua insistência, não haveria piazinho nem concha galáctica. Pois bem, há cerca de um ano ele está insistindo para eu dar cursos lá no Centro de Treinamento que eles montaram. Conversa vai, conversa vem, mais uma vez ele venceu :)

Agora em agosto vou tirar férias do trabalho, e vou aproveitar o tempo livre para… trabalhar mais!

Pois é, não está nada fácil pagar as prestações do VERDEJANTE III ;)

Combinamos de fazer um “intensivão”, uma maratona de 5 cursos diferentes em 4 dias:

Na quarta, quinta e sexta, serão cursos de um dia inteiro (8 horas). É aquele dia mágico, intenso, em que você começa sabendo zero e termina conhecedor do assunto. Um bom exemplo é o Expressões Regulares: Imersão, indicado até para quem nem sabe que bicho é esse. É pra aprender de verdade. No fim do dia, meu objetivo é que todos os alunos, sem exceção, saibam ler e entender uma expressão longa e intimidadora como esta: ((0?[1-9]|1[0-9]|2[0-8])/(0?[1-9]|1[012])|(29|30)/(0?[13-9]|1[012])|31/(0?[13578]|1[02]))/[012][0-9]{3}. E aí, vamos lá?

Já os cursos de shell, tem o Fundamental que não assume nenhum conhecimento prévio e começa lá do início, ensinando os conceitos básicos do Unix e da linha de comando, e vai progredindo gradativamente, até todos conseguirem fazer seus próprios scripts. Já o outro curso Shell Script para Programadores será mais avançado, um papo de programador para programador, ensinando as peculiaridades do ambiente Unix para programação e o “jeito shell script” de resolver problemas. Indico esse se você já é programador em uma ou mais linguagens, mas ainda não é ninja em Unix.

No sábado serão dois cursos de 4 horas direcionados a programadores (Python de manhã, JavaScript à tarde) e ensinam expressões regulares. Veremos os metacaracateres e como aplicá-los usando as ferramentas da linguagem, para casar e formatar textos, extrair e validar dados, lidar com acentuação, textos multilinha, e por aí vai… Se você não conseguir se liberar durante a semana, nesse dia não tem desculpa, hein? :)

Alguns detalhes:

  • Localização: Os cursos serão em São Paulo capital, no CT da Novatec, que fica colado com a estação Carandiru do metrô. Bem fácil de chegar. (mapa)

  • Meus livros de material. Cada aluno receberá como material do curso, um exemplar de meus livros de shell ou regex. Então além do curso, você ainda volta com um livro pra casa (autografado, se preferir).

  • Abordagem didática e 100% prática. Não há slides enfadonhos. É tudo explicado e demonstrado na hora, usando a linha de comando, o console JavaScript ou o prompt interativo do Python. Você leva teu notebook e vai acompanhando tudo, digitando, testando. Surgiu uma dúvida? Pergunte na hora. E assim vamos levando o curso, conforme o interesse da turma. O objetivo é ensinar de verdade, em vez de ler slides.

  • São somente 20 vagas por curso. Então, se tem interesse em fazer, se agilize! São poucas vagas e podem acabar rápido. Converse com teu chefe, de repente a empresa patrocina teu treinamento. Mas tem que ver logo, pois falta menos de um mês para os cursos e sabe como é a burocracia…

  • Desconto de 15% se pagar até 10/08. Então, repetindo: se agilize. Não deixe pra última hora que vai pagar mais caro e corre o risco de ficar sem vaga.

  • Evento único, não irá se repetir. Só tiro férias uma vez por ano e geralmente prefiro viajar para turistar em algum lugar bacana, em vez de trabalhar dando cursos. Né??!? Então, aproveite agora, porque depois não vai ter mais. Nas próximas férias quem vai fazer curso sou eu: de mergulho, de parapente, de montar guarda-sol, de fazer castelinho de areia… :D

Dúvidas? Comente aí embaixo ou manda um tuíte lá no @oreio.

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.