Vídeo-aula: Expressões Regulares – Quantificadores Gulosos

Já faz um bom tempo, anos até, que eu marquei aqui na minha interminável (e sempre crescente) lista de tarefas o item “vídeo tutorial regex”. A ideia era fazer vários pequenos vídeos, cada um explicando um conceito, ou um metacaractere das expressões regulares.

Mas tá. Eu anotei e ali ficou, esquecido.

Dias atrás, pesquisando sobre SQL para tentar compor uma query cabeluda (para os meus padrões de aprendiz), acabei caindo num vídeo do YouTube que explicou e demonstrou de maneira muito clara e simples a diferença entre os tipos de JOIN: INNER, CROSS, LEFT, RIGHT e FULL.

Nestes anos de nerdice eu já li muita documentação técnica sobre SQL e seus comandos, mas foi um simples vídeo de 9 minutos que me fez ver a luz e entender bem a diferença dos JOINs. Não que o vídeo te ensine a compor uma query, mas dá aquela visão geral de como funciona. Sem entrar em detalhes, sem exceções, sem casos especiais. Em outras palavras, ele te mostra o mapa e você faz teu próprio caminho.

Após ver o vídeo, ainda sentindo aquela satisfação de ter finalmente entendido algo que era confuso na cabeça, fiquei com vontade de fazer o mesmo: criar um vídeo que esclarecesse dúvidas. Então lembrei da minha “dívida” lá na minha lista de tarefas: os vídeos de expressões regulares.

Não sei se isso vai ser uma série, ou se vou logo enjoar e mudar de assunto (bem provável), mas aqui está a minha primeira tentativa de esclarecer dúvidas em regex:

EXPRESSÕES REGULARES – Quantificadores Gulosos (YouTube)

Iniciantes, me desculpem, mas este é um vídeo para quem já sabe usar expressões regulares. Ele demonstra (usando o RegexPal) os conceitos de “guloso” e “não-guloso”, em relação ao comportamento dos metacaracteres quantificadores. O guloso casa tudo o que puder, enquanto o não-guloso casa o mínimo possível. Porém ambos são forçados a ceder para validar a expressão.

Vou colar aqui a tabela mostrada no vídeo:

Guloso   Não-guloso  Quantidade
---------------------------------------
*        *?          zero ou mais
+        +?          um ou mais
?        ??          zero ou um
{n,m}    {n,m}?      mínimo N, máximo M

Bem, pra registrar, vou colar aqui também o histórico de expressões utilizadas:

^um
^um.*
^um.*i
^um.*is

^um.*?
^um.*?i
^um.*?in

^um.+
^um.+?
^um.+?i
^um.+?in

^um, do?
^um, do??
^um, do??is

^.{3,15}
^.{3,15}?
^.{3,15}?t
^.{3,15}?trê

Se você tem o livro do piazinho, o vídeo demonstra o que está explicado no Capítulo 3, tópicos “Quantificadores gulosos” e “Quantificadores não-gulosos”. Estes tópicos também estão na versão online (gratuita) do livro:

Se você gostou do vídeo, vai lá no YouTube e deixa um joinha. E se quiser me ajudar a melhorar os próximos vídeos, deixe um comentário com a sua opinião. Pode ser aqui no blog ou lá no YouTube mesmo. Ainda não me decidi qual o melhor lugar pra estes vídeos.

Se você não gostou do vídeo, aí o seu comentário é obriatório, pois tenho total interesse em melhorar as falhas!

Nota: Este foi mais um vídeo da série SEM: sem ensaio, sem cortes, sem edição :)

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.