Retrospectiva 2007

Se relembrar é viver, vivamos!

O Aurélio fez 30 anos, foi impresso em um folheto da FNAC, comprou pipoca queimada, ensinou a tocar bateria, assistiu A Feia Mais Bela, viajou com a Mog para Minas Gerais e achou um palito premiado em seu sorvete.

O blog passou por uma reforma. Primeiro veio o questionamento: por que tenho um blog? Entendidos os motivos, pudemos caminhar para a humanização do blog. Essa mudança de foco trouxe alguns textos diferentes, com grande participação dos leitores, como a história do Seu João, ida ao banco em Matinhos, relatos curitibanos, homenagem à minha amiga Thais e uma espécie de texto poético. Também foi criada a seção Texto do Leitor e descrevi em detalhes como ganho as moedinhas que coloco no porquinho.

O livro de expressões regulares foi lembrado. Primeiro pedi formalmente que os leitores enviassem sua opinião ao site da editora. Depois as livrarias nos presentearam com uma queima de preços, baixando o livro para menos de 20 reais. Com o sucesso das vendas, pudemos comemorar a marca de 1.000 exemplares vendidos, antes mesmo do livro completar seu primeiro ano de vida!

Os programinhas Web rodam direto no navegador e espalham-se com uma velocidade inacreditável. Fiquei realmente impressionado como algo tão idiota quanto o MiGuXeiToR conseguiu tantos acessos e exposição na mídia (virtual, impressa e televisiva). Na sua cola veio o Engripeitor, muito útil nos invernos gelados do sul. Para ajudar a preservar os cabelos de iniciantes em páginas de Internet, nasceu o CSS Sandbox, o brinquedo divertido e prático. Mas o programinha web realmente útil que eu uso com freqüência é mesmo o MoneyLog Experience, que em 2007 teve lançadas as versões ][ e ³.

Os programas tradicionais não foram esquecidos. O BookCash ajuda a controlar a venda de itens de tiragem limitada, é o que uso para acompanhar as vendas dos livros e e-books (PDFs). O mistério do EmoMemory foi revelado, mas a brincadeira de adivinhação trouxe muitas idéias bacanas nos comentários. E quando ninguém esperava, eis que surge uma versão nova das incansáveis Funções ZZ!

Os nerds além de contarem a sua história, também aproveitaram este ano para aprender a fazer CAPTCHA de pobre e usar o arquivo htaccess do Apache para redirecionamentos. Os pouquíssimos (porém crescentes) usuários de Mac puderam deixar seu Mail.app saradão, passando a vassoura nele. Até os nerds de telefone celular aprenderam como usar seu bônus do Pula-Pula para torpedos e dados. E quem tinha dúvidas se era nerd ou não, bastou fazer o teste.

As barbadas foram diversas e divertidas, presenteando os leitores do blog com diversos prêmios.

Na música, a coluna Sonzeira do Mês quase conseguiu cumprir a meta de ter um texto por mês, sempre no último dia. Foram nove textos em 12 meses. Começamos conhecendo o excelente projeto/banda/álbum chamado Box Car Racer, dos ex-integrantes do Blink-182. Correndo com a bermudinha anos 80, pensamos em quem seria o sujeito oculto de uma letra bem singela. Essa até o Ian Mackaye adivinharia! Depois de uma pausa obrigatória para aprender um pouco mais sobre o Hino Nacional Brasileiro, o volume foi colocado no talo para ouvir um bom rap metal. Mas além de ouvir é bom ver ao vivo também, e o show do No Use For a Name não decepcionou. Com o ouvido ainda zunindo, tentamos sintonizar alguma rádio de qualidade no iTunes para relaxar. E acabou o ano, restando apenas desejar um Feliz Natal (punk) a todos!

Saindo do blog para a vida real, 2007 foi um ano excelente em que fui MUITO feliz e tudo deu certo. Fora gripes e alergia, não tive nenhum problema de saúde nem acidente. Está tudo bem com minha família e amigos próximos. Continuo muito satisfeito com minha vida simples na praia. Operei os olhos míopes e livrei-me dos óculos. Pude comprar um computador novo. Sorri muito, sofri pouco e chorei uma única vez, de alegria. Este ano me senti realmente abençoado por Deus. Mas o melhor presente que Ele me deu veio embalado em um vestidinho rosa, num lual em Matinhos. A outra metade enfim apareceu: Mog.

E você, quais textos gostou mais?
O que você quer ver por aqui em 2008?
Faça seus pedidos de ano novo!

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.