Rádio + Internet + iTunes

Engraçado. Já faz um ano e meio que entrei na era da ADSL, mas foi somente há poucas semanas que “descobri” as rádios pela Internet.

Sempre que ia para Curitiba passar uns dias na casa da mãe, tinha que levar a coleção de CDs para ouvir enquanto trabalhava. Sem som não há trabalho. Ah sim, meu escritório é portátil ;)

Um belo dia estava eu lá fuçando nas configurações do iTunes quando resolvi ativar o ícone de Radios na barra lateral.

— Como assim rádios?
— Vamos ver…
— Ahhhhhh, que legal!

E assim foi, com muitos anos de atraso, minha entrada na “modernidade” das rádios transmitidas pela Internet…

Que maravilha. Eu não precisava mais carregar todos aqueles CDs, bastava uma conexão com a Internet e eu poderia ouvir a sonzeria. Mas o maravilhamento da descoberta rapidamente tornou-se uma frustração, pois meu gosto musical é, digamos, não pop.

Primeiro que não tinha Punk Rock nem Hardcore na lista de categorias das rádios. Putz, isso não vai dar certo… Mas tá. Comecei a me aventurar nas categorias Alternativo e Rock. Eu odeio ter muitas opções para escolher, e para meu desespero, cada categoria tinha mais de 100 rádios listadas.

— Ah, para!
— Eu não vou ficar ouvindo uma por uma até achar uma legal…
— Droga.
— Acho que não tem outro jeito.
— Deixa eu escolher uma ao acaso, vai que estou com sorte hoje.

Click. Espera carregar… Palha. Click. Espera… Palha. Click… E assim foi. Após várias tentativas que me fizeram ouvir de Britney Spears a bandas de splatter metal (ou algo assim), desisti.

— Será que ninguém criou uma rádio de hardcore?
— Bem, se existe, o Google sabe.
hardcore radio internet, Enter.
— Ah, agora sim!

Navegando pelos resultados do Google, finalmente comecei a ouvir hardcore pela Internet. Quer dizer, tentar ouvir. Ou o som era muito ruim, pior do que minhas fitas k7, ou era tão bom que minha conexão não agüentava baixar, ficava parando toda hora.

— É.
— Acho que esse negócio de rádio pela Internet não funciona.

Mas eu estava obstinado. Tinha que haver uma rádio de qualidade média que tocasse a sonzeira que eu gosto! Quando estava quase desejando ter novamente meu toca-fitas do carro, finalmente encontrei: Radio Electracks.

Toda a turminha estava lá, em uma qualidade suficientemente boa para ouvir por horas seguidas, porém sem engasgar a transmissão: NOFX, Lagwagon, Bad Religion, Pennywise, No Use For A Name, No Fun At All, Millencolin, Ten Foot Pole, Descendents, Blink 182, Yellowcard, Face To Face, Box Car Racer e até o Toy Dolls! De brinde ainda vieram Linkin Park, System Of A Down, Iron Maiden, Sepultura e Body Count.

Além destas, também tocam outras bandas bacanas. A que mais gostei de conhecer foi a Dropkick Murphys, com seu hardcore celta (!!?!) com acordeão e outros instrumentos estranhos. Definitivamente essa rádio foi um achado.

Radio Punk Alanis
Bem, nem tudo é perfeito ;)

Tentei algumas rádios nacionais, mas parece que a maioria te força a ouvir pelo próprio site deles, com aqueles bonitos lindos joiados tocadores em Flash que pipocam na tela, com suas propagandas piscantes.

Olhando o código-fonte (HTML) dos sites é possível ver o endereço de onde estes tocadores puxam as músicas. Alguns funcionaram no iTunes, outros não. Felizmente a rádio rock de Curitiba (91,3) funciona!

Imagino que você não queira passar por todo esse transtorno de procurar rádios boas e pescar o endereço completo para poder ouvir no seu tocador preferido. Se aceitar uma sugestão, aqui está a seletíssima lista de quatro rádios que não me fazem vomitar ;)

  • 91 Rock News (Curitiba)
    • De manhã (7 às 9) sempre tem entrevistas legais e dicas de informática, emprego, saúde, etc. Toda segunda às 23 horas tem o 91 Punk Radio, excelente programa. No mais é pop rock sem apelação.
    • http://91rocknews.serverplace.com.br:4055
  • Batanga Brasil
    • ¡Saludos Batangueros! A Mog gosta de MPB, mas é claro, não tenho quase nada disso em minha coleção… Então essa rádio também foi um achado. Para quem curte ;)
    • http://music.batanga.com/iTunes/listen.pls?StationID=26
  • Electracks
    • Hardcore melódico e um pouco de metal. É a que mais ouço, muito boa mesmo.
    • http://64.202.98.132:6390
  • Gabba Gabba Radio
    • Você sabe o que é Gabba Gabba Hey? Então você sabe qual banda essa rádio toca o dia todo, todos os dias. Show de bola! Pena que a qualidade não é aquelas coisas…
    • http://76.17.132.22:8666

Para ouvir estas rádios no iTunes, clique em Advanced > Open Stream (Command-U) e cole o endereço. Para ouvir em outros programas, não sei. Mas o endereço da rádio é o mesmo, basta achar onde preencher.

E você?
Tem dicas de rádios legais para compartilhar?
Quais você ouve?

Atualização em 5 de Março de 2008: O leitor Rodrigo Chacon fez uma lista m3u de todas as rádios citadas no texto. Este formato é entendido por vários tocadores, inclusive o iTunes. Assim basta passar este arquivo para ele e todas as rádios serão adicionadas de uma vez. Muito prático!

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.