Teu Mail.app está lento? Vacuum nele!

Essa foi a melhor dica de todos os tempos da última semana:Mail.app

sqlite3 ~/Library/Mail/Envelope\\ Index vacuum

Primeiro saia do Mail (-Q), então abra um Terminal, cole esse comando e aperte a tecla mágica: Enter. Espere alguns segundos até o comando acabar. Podem ser minutos se você tem dezenas de milhares de e-mails. Então abra o Mail novamente e sinta a diferença.

Não é obrigatório, mas os paranóicos podem querer copiar o arquivo Library/Mail/Envelope Index para a Mesa antes de executar o comando, para poder restaurá-lo em caso de problemas. Vai que acaba a luz, né? :)

O que este comando faz é uma faxina geral no banco de dados do Mail, organizando tudo. Eu explico: com o tempo de uso, os dados vão ficando sujinhos, coitados. Uns são jogados para um canto escuro para dar lugar a novatos, outros são amontoados. Esse comando chega com o balde e a vassoura e passa o rodo na bagunça. Nenhum dado é apagado, eles são apenas organizados. Sabe o “Defrag” do Windows? Então.

O resultado é impressionante.

Eu tenho uma única conta POP3 com 30 mil mensagens que no decorrer dos anos escaparam arduamente da temível tecla Delete. Como mando e recebo dezenas de e-mails diariamente, o banco de dados do Mail está bem abarrotado, com informações de endereços e assuntos das mensagens. Quanto mais dados, mais bagunça.

Para saber quantas mensagens você tem no total, use esse outro comandinho mágico no Terminal:
find ~/Library/Mail -name *.emlx | wc -l

O resultado é que o Mail ultimamente tinha se tornado um programa pouco responsivo, que demorava para iniciar e acessar pastas grandes, pensando muito em cada pesquisa. Feita a faxina, ele ficou saradão, pronto para ação instantânea. Igualzinho como quando você tinha apenas meia dúzia de e-mails, lembra?

Vamos aos fatos.

  • Antes:
    • Envelope Index com 14 MB.
    • Ao iniciar o ícone pula 7 vezes no Dock. (leeeeento)
    • Ao encerrar leva 6 segundos para sair. (carroooooça)
  • Depois:
    • Envelope Index com 13 MB. (Ok, baixou pouco)
    • Ao iniciar o ícone pula 2 vezes no Dock. (Uau!)
    • Ao encerrar leva meio segundo para sair. (Uau!)

Seja mais um entre as dezenas de ex-sofredores que agora sorriem com um Mail tunado. Pimp My Mail!

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.