Eu no podcast Castálio

Participei do podcast Castálio, que faz um bate-papo com nerds brasileiros de diversas áreas. Foi divertido! Os entrevistadores Og Maciel e Elyézer Rezende fizeram perguntas e eu respondi com o --verbose ligado, resultando numa conversa tão extensa que teve que ser dividida em dois episódios :)

Escute agora

Castálio Podcast #67: Aurelio Jargas - Conectiva e Livros (44min)

Castálio Podcast #68: Aurelio Jargas - Projetos (54min)

Ou se preferir, assine o podcast e escute no seu tocador favorito.

O que tem de bom?

A primeira parte, como não poderia deixar de ser, foi sobre a (hoje extinta) Conectiva. Relembrei a época em que trabalhei lá (1997 a 2002, depois 2003 a 2005). Como eu fui um dos primeiros funcionários, vi a empresa crescer de uma dúzia que trabalhava amontoado numa casa até o ápice, quando éramos mais de 100 funcionários e ocupávamos um prédio.

Há muitas histórias, mas o que mais me marcou foi o ambiente de trabalho informal e desregrado, “estilo startup”, com música alta (rock), fliperama no refeitório, horário flexível e partidas de Quake nas sextas-feiras.

E claro, ter a oportunidade de estar perto de caras geniais e aprender com eles, mega programadores que admiro (os que citei no podcast foram Arnaldo Carvalho de Melo, Gustavo Niemeyer e Alfredo Kojima). O nível era alto, todo dia se aprendia algo novo, inclusive durante as conversas no almoço. Muito empolgante!

Quer saber mais sobre a Conectiva? Outros ex-funcionários já participaram desse mesmo podcast, contando muitas outras histórias:

Depois papeamos sobre minha saída da Conectiva, minha tentativa frustrada de desnerdização, e da minha fracassada tentativa de virar fotógrafo de surfe na praia de Matinhos. Quem já lê o blog há tempos, acompanhou essa novela em tempo real :)

Enfim, falamos sobre meus oito anos desempregado, trabalhando em casa, onde aproveitei a mente livre para criar sites, softwares e livros. Também contei como é processo de escrever um livro, com dicas pra quem também quer escrever o seu.

Hora do spam: Livro Regex Livro Shell

Finalizamos falando de alguns dos meus softwares: as ferramentas de linha de comando Funções ZZ, o testador de linha de comando clitest, o minigereciador financeiro Moneylog e o infame Miguxeitor.

No final dei uma minha lista de bandas que gosto, alguns sites que leio e podcasts que escuto. Lá no post original do podcast tem a lista completa de tudo o que citei (e alguns adicionais que passei por email pós-gravação).

Se você gostou dos podcasts, não esqueça de ir lá e deixar um comentário para eles (parte 1, parte 2), pois agora você sabe a importância que isso tem para quem cria conteúdo. É o combustível para continuar produzindo e a prova de que tem gente que se importa.

E se você ainda não está satisfeit[oa] e quer ouvir ainda mais da minha voz de taquara rachada, eu já participei de outros podcasts em 2008 e em 2012.

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.