Garoto-propaganda FNAC

Raramente leio jornal. Esses dias tinha uma Gazeta do Povo (jornal de Curitiba) ali por cima, resolvi dar uma folheada.

No meio do jornal, aqueles panfletos coloridos de propaganda. Um em especial me chamou a atenção, pois tinha videogames (Wii, X-Box e Playstation). Resolvi passar os olhos antes de amassar e jogar fora.

Ah, é da FNAC. Caro. Caro. Caro. É não vai ser neste dia das crianças que eu vou me dar de presente um videogame… Mas ei! Eu conheço esse desenho!

Panfleto FNAC
O que é que eu estou fazendo aqui?

Os leitores mais antigos do site já devem estar reconhecendo este desenho, lá das fotos toscas. O homem-palito tocando bateria, sou eu. Quer dizer, de certa forma :)

Tá, eu explico. Senta que lá vem a história…

Certa vez, lá por 1999, espremi o pouquíssimo talento gráfico que fui agraciado no nascimento e após várias tentativas frustradas e papéis amassados, consegui desenhar a banda toda no (tosco) estilo palitos:

DUMBS palitos

Essa “obra” acabou indo para o site da banda, para servir como nossa “foto”, já que quatro feiosos juntos não são nem um pouco fotogênicos.

Um tempo depois tinha uma camiseta branca de bobeira por perto. A caneta para tecido estava na gaveta. Desenho fácil, nem pensei duas vezes. Pintei a camiseta com a estampa da banda-palito. Até que ficou legalzinha.

Pena que não tenho nenhuma foto da camiseta, pois a mãe a confiscou para pano de chão e depois ela desintegrou-se, uma lástima :)

Os leitores mais atentos do site e do blog também podem ter percebido que este mesmo desenho tosco foi aproveitado para fazer o logotipo do curso de bateria Baterna. Editei o desenho original, deixei somente a bateria e fiz umas firulas no Inkscape para ficar mais “cool”.

Baterna - Curso de bateria para quem não tem bateria

Acompanhe comigo, como são as coisas:

  • Perdi um tempinho de minha vida rabiscando esse desenho tosco em 1999.
  • Ele serviu para ser “a foto” da banda no site em 1999.
  • Ele serviu como estampa de camiseta em 2000 (acho).
  • Ele serviu como logotipo para um curso de bateria em 2006.
  • Agora ele serviu para “decorar” um panfleto da FNAC em 2007.

Quem diria que um troço tão tosco, feito nas coxas em poucos minutos, poderia ter uma utilidade e longevidade dessas. Oito anos!

E pasmem, vasculhando minhas pastas antigas aqui, no meio das tralhas da banda encontrei os originais do desenho! Direto do túnel do tempo, o presente encontra o passado:

DUMBS palitos - original do papel

Moral da história: Não importa o quão idiota possa parecer uma idéia… Bem… Ela continuará sendo uma idéia idiota, mas pode ser que sirva para alguma coisa :D

Atualização em Março de 2008: Nos comentários deste texto muita gente sugeriu que eu abrisse um processo contra a FNAC. Nos comentários também, a agência responsável pela criação do panfleto entrou em contato explicando o que aconteceu. Gostaria de deixar registrado que conversei com a agência e a situação foi resolvida. Se em um primeiro momento eles falharam ao usar um desenho sem autorização, depois de tomarem conhecimento deste texto, fizeram questão de resolver o assunto. Acredito que não houve má-fé por parte da agência, apenas descuido.

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.