Ian MacKaye – Punk maduro e instigante

Ian MacKaye é a mente por trás das bandas Embrace, Minor Threat, Fugazi e The Evens.

É do Minor Threat a música Straight Edge, que deu origem ao movimento homônimo, que era modinha da juventude brasileira alternativa e descolada nos anos 90. Mas o próprio Ian, que escreveu a música, acha o movimento… equivocado (para não bater muito).

O Fugazi é uma banda famosa pela sua postura radicalmente contra a grande mídia, que só fazia shows se o preço do ingresso fosse acessível. Ainda assim, sem o apoio “tradicional”, vendeu milhões de discos e conquistou uma legião de fãs. Ah, isso na década de 90, esqueça as facilidades de Internet e MP3 que as bandas independentes têm hoje.

O The Evens é o seu projeto mais recente, um dueto dele com a Amy Farina, guria do The Warmers, que toca bateria. De tão vanguardista, seu som é considerado pós-pós-hardcore.

Mas fora o legado de suas bandas, esse é um cara com conteúdo, que tem uma visão de mundo que vale a pena conhecer. É positivista, porém cutucando as feridas sem muitos rodeios. Não é o punk típico “destrua tudo” ou “não há futuro” que você costuma ver por aí.

O Ian já é um senhor de 45 anos que ainda faz hardcore. Com a idade, seu discurso ficou mais embasado e consistente.

Se você tem qualquer simpatia ou é fã de hardcore, punk rock e assemelhados, não pode deixar de ler essa entrevista com o Ian MacKaye. Não se preocupe, está em português.

Saboreie o texto que é bem comprido. Mas vale. Leia com calma, reflita.

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.