CURRÍCULO - Aurelio Marinho Jargas

Atenção: Este currículo está desatualizado e não estou procurando emprego. Deixo ele aqui para fins históricos somente.

Site: http://aurelio.net
E-mail: verde@aurelio.net
Habilidades: Programador, Escritor, Instrutor
Formação: Técnico em Eletrônica, Tecnólogo em Processamento de Dados
Brasileiro, residente em Curitiba, 28 anos, não fumante, inglês fluente

Habilidades

  • Programador: Além de programador profissional, nas horas vagas sou desenvolvedor voluntário de Software Livre. Minha especialidade é a manipulação de dados (filtros, conversores, tradutores, extratores, formatadores) e as linguagens que domino são Python, Bash e SED. Tenho experiência grande com PHP, SQL, CGI e programação Web, além de conhecimentos em AppleScript. Também possuo experiência em projeto, lançamento, manutenção e divulgação de software (como produto).
  • Escritor: Possuo didática na escrita técnica, explicando conceitos abstratos de maneira digerível. Já escrevi três livros, vários guias e tutoriais, apostilas para cursos e artigos para revistas de circulação nacional. Escrevo bem em português e inglês, gosto de fazer textos lapidados (sem erros, sem excedente) e domino a arte de organizar e formatar o conteúdo.
  • Instrutor: Possuo didática para ensinar os conhecimentos que domino. Já dei cursos e fiz palestras técnicas em empresas e eventos pelo país, sempre recebendo elogios do público e dos organizadores. Gosto de ensinar e sinto satisfação quando o aluno aprende. Possuo certa dose de carisma também, segurando o público em palestras de 3, 4 horas.
  • Outros: Inglês fluente (fala e escrita), Linux, Windows, Mac OS X, Cygwin, linha de comando, expressões regulares, VI, KISS, domínio de tecnologias da Internet, estruturação de conteúdo, músico (bateria), esportista (surfe, skate, bicicleta, escalada).

Estudos

  • 1992-1996: Curso de Técnico em Eletrônica no CEFET-PR (2º grau), concluído.
  • 1997-1998: Curso de Bacharelado em Informática na UFPR, não concluído.
  • 1998-2000: Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados na faculdade ESEEI, concluído.
  • 2000-2001: Curso de Ciências Sociais na UFPR, não concluído.
  • 2001-Hoje: Google.

Trabalho

Conectiva

Empresa pioneira no desenvolvimento e serviços em Linux no Brasil e América Latina. Fui o primeiro funcionário técnico contratado pela empresa, tendo passado por vários setores e ocupado vários cargos, incluindo gerência. Entre as tarefas: implantação de servidores, suporte técnico, tradução técnica, desenvolvimento do Conectiva Linux, testes e controle de qualidade, programação de sistemas e ferramentas, documentação, redação e diagramação de apostilas de treinamento, certificação, recrutamento e treinamento de funcionários, gerência da equipe de suporte técnico (5 técnicos) e gerência da equipe de testes (6 técnicos). Extra: Criação e presidência da AFC (Associação de Funcionários da Conectiva) e dois mandatos na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Techlink

Empresa pioneira no sistema POS (Point of Sale) 100% nacional (hardware e software). Tarefas desempenhadas: administração do servidor Linux da rede interna, programação de sistema s e ferramentas, testes e controle de qualidade de produtos, redação e diagramação de manuais de produtos.

Programador - Experiência

Softwares Livres feitos na horas vagas (mais detalhes em http://aurelio.net/bin):

  • Funções ZZ (Bash):
    Mais de 60 mini-aplicativos de utilidades diversas e consulta na Internet. Elogiado pelos usuários.
  • txt2tags (Python):
    Conversor de texto para formatos como HTML, Sgml, ManPage, LaTeX e outros. Elogiado pelos usuários.
  • txt2regex (Bash):
    Wizard que constrói Expressões Regulares de maneira fácil e interativa.
  • sedsed (Python):
    Depurador e alinhador (debugger & indenter) para a linguagem SED.
  • RAC (C):
    Extrator de trechos de textos, com especificação flexível e poderosa.
  • AdiumBook (AppleScript Studio):
    Para Mac OS X, sincroniza os contatos da Agenda e do Adium (IM).

Conectiva:

  • MDA Intelig (Python e PHP):
    Solução integrada via Web para controlar a criação e manutenção de domínios virtuais, usuários, filtros de e-mail, aliases, forwards, listas de discussão, autoresposta e quota. Sistema modular, com componentes em várias máquinas diferentes interligadas via socket.
  • Conectiva Build System (Python e Bash):
    Sistema automático de construção de pacotes do Conectiva Linux 7.0, composto por vários scripts especialistas.
  • Bogostat (Python):
    Analizador de logs do Bogofilter, gerando gráficos sobre as estatísticas de SPAMs recebidos no servidor de e-mail.
  • StarOffice em Português (Python):
    Programa de edição automática dos binários da suíte StarOffice 5.2 (não tínhamos acesso aos fontes), traduzindo as strings de Português de Portugal para o Português do Brasil.
  • ACDP (PHP e Postgres):
    Sistema de apontamento de horas em projetos. Usado por todos os técnicos e controla todos os projetos da empresa. Intuitivo, com navegação via calendário e interface limpa. Além do apontamento, também fecha a contabilidade de horas dos projetos e gera diversos tipos de relatórios, inclusive relatórios personalizados. Também possui autochecagem, indicando pontos de inconsistência nos dados.

Techlink:

  • Servidor RedeCard (Python):
    Simulador de servidor da bandeira RedeCard para testes locais do equipamento POS, com suporte a inicialização, finalização e transações, utilizando protocolo de comunicação binário ISO-8583.
  • EasyPrinter Tester (Python):
    Programa de teste de todas funções da impressora térmica da solução POS. Os comandos da impressora são seqüências de caracteres de controle, enviados via interface serial.
  • Sistemas internos (Python):
    Programas para a Intranet, no ambiente CGI e armazenamento em banco de dados: Ponto Eletrônico, Carga Horária de Projetos e Controle de Estoque.

Escritor - Experiência

Textos pessoais feitos nas horas vagas (mais detalhes em http://aurelio.net/doc/nerd.html):

  • Livro Shell Script Profissional:
    Lançado em 2008 pela Editora Novatec, são 480 páginas sobre shell script visto de maneira profissional, com foco em qualidade e manuteção posterior. ISBN: 978-85-7522-152-5. Elogiado pelos leitores.
  • Livro Expressões Regulares:
    Lançado pela Editora Novatec, são 144 páginas e é a única publicação nacional dedicada ao assunto e umas das poucas existentes no mundo. Já foram vendidas mais de 3.000 unidades. ISBN: 85-7522-100-0. Elogiado pelos leitores.
  • Apostila Programação Profissional em Shell:
    Eram 114 páginas sobre conceitos avançados de programação em Shell script. Foram vendidas mais de 400 unidades. Elogiada pelos leitores.
  • Artigos em Revistas:
    Já escrevi 10 artigos técnicos e uma matéria de capa de 9 páginas para revistas de circulação nacional sobre Linux. Também fui colunista mensal com o tema "Modo Texto".
  • Coluna do Aurelio:
    Foram 12 artigos de duas páginas com o tema "Modo Texto", publicados em meu site.
  • Guias e Tutoriais:
    sed-HOWTO, sem-mouse-HOWTO, Dialog --tudo, Canivete Suíço do Programador Shell, AppleScript for Python Programmers.
  • Material de Cursos:
    Apostila Introdução ao Shell Script, Apostila Conhecendo as Expressões Regulares, Editor VI - Guia de Referência, Software Livre - Experiências de um Desenvolvedor (slides).

Conectiva:

  • Linuxconf (1999):
    Tradução técnica para o português da interface do programa e toda a sua extensa documentação e ajuda online.
  • Apostila Administrador de Sistemas Linux I (2004):
    São 179 páginas, escritas e diagramadas do zero, parte integrante da nova linha de treinamento da empresa. Tópicos: editor VI, pacotes, expressões regulares, usuários, configuração, runlevels, processos, serviços, logs, agendamento e backup.

Techlink:

  • EasyCAD - Manual do Usuário (2003):
    Redação e diagramação do manual de uso que acompanha o aparelho EasyCAD.
  • EasyPrinter - Manual do Usuário (2003):
    Redação e diagramação do manual de uso que acompanha a impressora térmica EasyPrinter.

Instrutor - Experiência

Todos os cursos e palestras que já ministrei estão detalhados em http://aurelio.net/curso. Destaques:

  • Quatro cursos na Semana de Capacitação e Desenvolvimento em Software Livre, evento do Governo Federal, em Brasília - DF (2004)
  • Palestra no V Fórum Internacional de Software Livre em Porto Alegre - RS (2004)
  • Palestra e cursos no II e III Seminário de Desenvolvimento em Software Livre em Campinas - SP (2003) e Lajeado - RS (2004)
  • Palestras no II Congresso Catarinense de Software Livre em Joinville - SC (2004)

Raio-X

Minhas características são: perfeccionismo, persistência, pesquisa, concentração, detalhismo, didática, organização, boa escrita, iniciativa, luta, liderança, multitarefa, honestidade, irritabilidade, vestimentas alternativas, inconformismo, populismo, desinibido, especialista, simples.

Sou conhecido na comunidade do Software Livre e minha página pessoal recebe mais de 3.000 acessos por dia. Uso o Google para pesquisar assuntos novos e resolver problemas, aprendo por demanda e não por antecipação. Sou multitarefa, porém monofoco. Cada coisa de uma vez, na sua vez.

Minha experiência com CIPA e Associação de Funcionários foram muito gratificantes. Entre as conquistas, estão: máquinas de refrigerante/salgadinho/doces/café, festas de Páscoa e Natal, organização de palestras da SIPAT, exercícios durante o expediente acompanhados de fisioterapeuta, doação de sangue e vacinação contra a gripe.

Com a experiência de escrever programas para a comunidade e para empresas, acabei aprendendo a lidar com lançamento de software, controle de alterações, versionamento e contato com usuários. Aprendi a fazer interfaces amigáveis, elogiadas pelos usuários na facilidade de uso, simplicidade e navegação intuitiva. Também aprendi a tratar o programa como um produto, cuidando de imagem e marketing perante o público.

Com a experiência das palestras e cursos, aprendi a preparar materiais direcionados e com tempo definido. Também aprendi a falar em público cativando a atenção da platéia e aperfeiçoei os dotes didáticos. O networking pessoal aumentou bastante e conheci lugares novos.

Do lado criativo, prezo pelo resultado final polido e simples. Seja na música, na escrita ou na programação, gosto de lapidar o trabalho até que não se tenha mais o que tirar de "gordura". O simples é belo.

Como funcionário não sou um robô. Gosto de participar, de propor mudanças, de conversar com as pessoas. Não temo o que desconheço e gosto de desafios. Aliás, eu PRECISO deles, porque só o dinheiro não vale a dedicação de 1/3 de meu dia, tem que ter EMOÇÃO.

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.