Atenção: Este currículo está desatualizado e não estou procurando emprego. Deixo ele aqui para fins históricos somente.

Site: http://aurelio.net
E-mail: verde@aurelio.net
Habilidades: Programador, Escritor, Instrutor
Formação: Técnico em Eletrônica, Tecnólogo em Processamento de Dados
Brasileiro, residente em Curitiba, 28 anos, não fumante, inglês fluente

Habilidades

Programador: Além de programador profissional, nas horas vagas sou desenvolvedor voluntário de Software Livre. Minha especialidade é a manipulação de dados (filtros, conversores, tradutores, extratores, formatadores) e as linguagens que domino são Python, Bash e SED. Tenho experiência grande com PHP, SQL, CGI e programação Web, além de conhecimentos em AppleScript. Também possuo experiência em projeto, lançamento, manutenção e divulgação de software (como produto).
Escritor: Possuo didática na escrita técnica, explicando conceitos abstratos de maneira digerível. Já escrevi três livros, vários guias e tutoriais, apostilas para cursos e artigos para revistas de circulação nacional. Escrevo bem em português e inglês, gosto de fazer textos lapidados (sem erros, sem excedente) e domino a arte de organizar e formatar o conteúdo.
Instrutor: Possuo didática para ensinar os conhecimentos que domino. Já dei cursos e fiz palestras técnicas em empresas e eventos pelo país, sempre recebendo elogios do público e dos organizadores. Gosto de ensinar e sinto satisfação quando o aluno aprende. Possuo certa dose de carisma também, segurando o público em palestras de 3, 4 horas.
Outros: Inglês fluente (fala e escrita), Linux, Windows, Mac OS X, Cygwin, linha de comando, expressões regulares, VI, KISS, domínio de tecnologias da Internet, estruturação de conteúdo, músico (bateria), esportista (surfe, skate, bicicleta, escalada).

Estudos

Trabalho

Conectiva

Empresa pioneira no desenvolvimento e serviços em Linux no Brasil e América Latina.

Fui o primeiro funcionário técnico contratado pela empresa, tendo passado por vários setores e ocupado vários cargos, incluindo gerência. Entre as tarefas: implantação de servidores, suporte técnico, tradução técnica, desenvolvimento do Conectiva Linux, testes e controle de qualidade, programação de sistemas e ferramentas, documentação, redação e diagramação de apostilas de treinamento, certificação, recrutamento e treinamento de funcionários, gerência da equipe de suporte técnico (5 técnicos) e gerência da equipe de testes (6 técnicos).

Extra: Criação e presidência da AFC (Associação de Funcionários da Conectiva) e dois mandatos na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Techlink

Empresa pioneira no sistema POS (Point of Sale) 100% nacional (hardware e software).

Tarefas desempenhadas: administração do servidor Linux da rede interna, programação de sistemas e ferramentas, testes e controle de qualidade de produtos, redação e diagramação de manuais de produtos.

Programador - Experiência

Softwares Livres feitos na horas vagas (mais detalhes em http://aurelio.net/bin):

Conectiva:

Techlink:

Escritor - Experiência

Textos pessoais feitos nas horas vagas (mais detalhes em http://aurelio.net/doc/nerd.html):

Conectiva:

Techlink:

Instrutor - Experiência

Todos os cursos e palestras que já ministrei estão detalhados em http://aurelio.net/curso. Destaques:

Raio-X

Minhas características são: perfeccionismo, persistência, pesquisa, concentração, detalhismo, didática, organização, boa escrita, iniciativa, luta, liderança, multitarefa, honestidade, irritabilidade, vestimentas alternativas, inconformismo, populismo, desinibido, especialista, simples.
Sou conhecido na comunidade do Software Livre e minha página pessoal recebe mais de 3.000 acessos por dia. Uso o Google para pesquisar assuntos novos e resolver problemas, aprendo por demanda e não por antecipação. Sou multitarefa, porém monofoco. Cada coisa de uma vez, na sua vez.
Minha experiência com CIPA e Associação de Funcionários foram muito gratificantes. Entre as conquistas, estão: máquinas de refrigerante/salgadinho/doces/café, festas de Páscoa e Natal, organização de palestras da SIPAT, exercícios durante o expediente acompanhados de fisioterapeuta, doação de sangue e vacinação contra a gripe.
Com a experiência de escrever programas para a comunidade e para empresas, acabei aprendendo a lidar com lançamento de software, controle de alterações, versionamento e contato com usuários. Aprendi a fazer interfaces amigáveis, elogiadas pelos usuários na facilidade de uso, simplicidade e navegação intuitiva. Também aprendi a tratar o programa como um produto, cuidando de imagem e marketing perante o público.
Com a experiência das palestras e cursos, aprendi a preparar materiais direcionados e com tempo definido. Também aprendi a falar em público cativando a atenção da platéia e aperfeiçoei os dotes didáticos. O networking pessoal aumentou bastante e conheci lugares novos.
Do lado criativo, prezo pelo resultado final polido e simples. Seja na música, na escrita ou na programação, gosto de lapidar o trabalho até que não se tenha mais o que tirar de "gordura". O simples é belo.
Como funcionário não sou um robô. Gosto de participar, de propor mudanças, de conversar com as pessoas. Não temo o que desconheço e gosto de desafios. Aliás, eu PRECISO deles, porque só o dinheiro não vale a dedicação de 1/3 de meu dia, tem que ter EMOÇÃO.