Expressões Regulares – 3ª Edição

Dizem que o terceiro filho geralmente é o mais mimado: tem mais liberdade, mais regalias e pode comer mais iogurte da geladeira. No caso do piazinho, é verdade. Sei que o irmão mais velho (branquelo) e o do meio (amarelão) vão ficar com ciúmes, mas o verdinho que vai nascer na semana que vem, vem cheio de mimo.

capa

3ª edição, mais de 200 páginas para sua diversão! :)

Ele é mais bonito e elegante, tem muito mais conteúdo, é uma edição comemorativa, é verde, tem participação dos leitores, vai ser lançado no dia do meu aniversário e ainda vai ter mega festa de lançamento em São Paulo, Curitiba e Joinville! \o/

Com esta capa chique, em verde sobre verde, para mim ele é o mais bonito dos três piazinhos. A cor verde, por falar nisso, além de ser a minha preferida, é uma homenagem ao primo deles, o já velhinho guia rápido de 2001. A contracapa também é mais bonita, com dois tons de verde e textos na cor branca. Mas não vou colocar a foto aqui para não estragar a surpresa de quem for comprar.

Afinal, o livro tem que ser degustado sem pressa. Tem que pegar na mão, sentir o peso, virar, olhar a contracapa, a lombada, folhear sem compromisso, ler as orelhas, o sumário… Ou seja, ir descobrindo os seus segredos aos poucos.

Além da cor, tem outras mudanças mais sutis na capa. São detalhes pequenos, mas que considero importantes. No cartaz que o piazinho segura, por exemplo, o texto agora usa uma fonte melhor. Antes era a… erm… bem… Comic Sans. Pronto, falei.

Percebeu que tem uma estampa nova na camiseta do piazinho? O número 10 é para deixar registrado que esta é uma edição comemorativa do livro, celebrando minha década com as queridas expressões. Lembra? Então, dentro do livro tem uma versão mais detalhada desse texto, contando melhor toda essa história de escritor, que começou por acaso, andou devagar e hoje parece que engrenou. Baixou o Forest Gump ni mim :)

Mas claro, este filhote não é apenas uma carinha bonitinha, ele também tem mais conteúdo, o que vai deixar seus irmãos se mordendo de inveja. Com 208 páginas no total, são 40 páginas novas, trazendo conhecimentos preciosos sobre Lua, .NET, Oracle, SQLite, HTML5 e Google Docs, e otras cositas más.

Outra novidade que gostei muito, foi ter divulgado todo o processo de escrita “ao vivo” no twitter. Muita gente participou, fez perguntas, deu sugestões, e assim o livro foi sendo feito com a ajuda dos futuros leitores! Inclusive a seção “Sobre o autor” tem contribuição de vários tuiteiros. Quer ver como foi? No site do livro tem.

Para mim, esse livro vem cheio de simbolismo. Além da cor verde, do número 10, do texto dos 10 anos, ele chega em uma época em que me estabilizei como autônomo, selando essa nova realidade e, espero eu, abrindo a porteira para que venham livros novos no embalo.

Como se tudo isso não bastasse, o lançamento estava previsto para o início de outubro, que coincidentemente é o mês do meu aniversário. Plim! Apareceu a ideia na cabeça durante a conversa no Skype com o editor: vamos lançar o livro no dia do meu aniversário! O editor topou, e nos agilizamos para terminar tudo a tempo.

Estamos arriscando um pouco. A gráfica prometeu entregar o livro na próxima segunda dia 5 e marcamos o lançamento para a quarta dia 7, somente dois dias depois. Já tivemos problemas com atraso na gráfica (acontece, faz parte), então ainda estou aqui com os dedos cruzados, torcendo para que tudo dê certo e eu ganhe este belo presente de aniversário :)

Então tá: livro bonitão, muito conteúdo novo, 10 anos de regex, twitter e lançamento no dia do meu aniversário. O que mais eu poderia querer? Nada. Tá bom demais.

Mas a Mog resolveu fazer uma surpresa… Sorrateiramente, ela escreveu para o editor e quando percebi, eles já tinham combinado uma festa de lançamento em São Paulo sem eu saber :)

Foi um baita presente de aniversário. Além do livro novo, ainda vai ter festinha! \o/

Mas sobre a festa eu falo em outro texto aqui no blog, para não misturarmos as coisas, ok? Esse aqui é só sobre o verdinho, pois afinal, ele é o caçula e deve ser mimado ;)

Tem muitas informações lá no site do livro, descrição das novidades e comparativo com as edições anteriores (diff), para você que já tem, poder avaliar se vale a pena o upgrade.

Dica: Guia rápido e branquelo, não precisa nem pensar, vale a pena sim.

Mais sobre o livro:

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.