Sobre o conteúdo
- O conteúdo não é específico de Bash, Ksh ou Zsh, é Shell.
- O conteúdo é Shell, sem usar das características obscuras, funcionando em UNIX, AIX, Linux, Cygwin, etc.
- Todos os exemplos de código foram testados e são funcionais.
- Os exemplos estão escritos em Bourne Shell. Alguns são em Bash.
- Os capítulos estão divididos por aulas não seqüenciais. A leitura pode ser feita em qualquer ordem.
- A escrita está em forma didática e narrativa (não é resumida ou em listagem de tópicos).
- O conteúdo é completo, podendo ser lido e entendido sem a necessidade de materiais complementares.
Sobre os assuntos
Estes são os assuntos tratados pela apostila:
- Revisão do Básico
- Programas Não São Scripts
- Explorando as Possibilidades do Shell
- As Ferramentas do Sistema
- Caracteres de Controle
- Expressões Regulares
- Arquivos de Configuração
- Banco de Dados com Arquivos Texto
- Interfaces Amigáveis com o Dialog
- CGI em Shell
Tour pelo conteúdo
- AULA 1
- A revisão de Shell básico é feita com 10 exercícios relativamente simples para quem já conhece bem o Shell, mas desafiadores e didáticos para o aprendizado, pois envolvem raciocínio e uso das estruturas da linguagem e das ferramentas do sistema. Na revisão estão várias tabelas que resumem os comandos, estruturas e detalhes do Shell, que servem para consulta rápida.
- AULA 2
- A diferença entre um Script e um Programa é vista com detalhes. Nessa aula o aluno percebe que há muitos outros elementos necessários para que seus Scripts atuais se tornem Programas de verdade. São vistos conceitos de programação como cabeçalho, comentários e código limpo e estruturado. Também são dadas dicas para o uso racional de variáveis e funções.
- AULA 3
- Tópicos de programação são vistos em detalhes, como uso de Chaves (Flags) e depuração de várias maneiras diferentes. Também é aprendido como fazer o Programa aceitar opções de linha de comando e são vistos os padrões em uso atualmente para essa funcionalidade. Para completar o conjunto de características de um programa profissional, é aprendido como fazer o versionamento, o histórico de mudanças (ChangeLog) e os agradecimentos aos possíveis colaboradores.
- AULA 4
- É visto com grande riqueza de detalhes as 25 ferramentas mais importantes de um ambiente UNIX/Linux, suas opções mais úteis e onde e como aplicar cada uma delas. Esta parte da apostila também serve para referência futura, tornando desnecessária a leitura de páginas de manual. Em seguida os Caracteres de Controle assumem a pauta e deliciam o leitor com seu poder de movimentação do cursor e possibilidade de adicionar sons e cores a programas do modo texto.
- AULA 5
- Aqui entra o grande assunto controverso, que todos já ouviram falar mas poucos dominam: Expressões Regulares. É feita uma "tour" pelo assunto, apresentando de maneira simples e amigável os metacaracteres mais importantes e suas funções. Para praticar o aprendizado, é mostrado passo-a-passo como lidar com dados de uma página HTML (Internet).
- AULA 6
- Os Arquivos de Configuração são desmistificados e é ensinado como fazer para que qualquer programa os utilize. É visto o funcionamento do "parser" que extrai (e também grava) informações e como integrar um programa já existente com este parser.
- AULA 7
- Explicação e aplicação do conceito de Banco de Dados Textuais, instruindo desde a escolha do formato interno do arquivo de dados (CSV simplificado) até a escrita do gerenciador que irá ler e gravar informações. As vantagens e desvantagens dos bancos textuais também são vistas.
- AULA 8
- A mais divertida, que ensina como utilizar o Dialog, o programa que desenha "caixas" na tela, deixando os programas do modo texto com botões, menus e outros componentes geralmente encontrados no modo gráfico (X). Também é mostrada a integração do Dialog com programas, demonstrando como fazer a navegação e a ligação entre as telas.
- AULA 9
- Para finalizar, uma passada completa em CGI, com dicas de configuração do Apache, explicação do conceito e prática, com códigos prontos para um formulário HTML e o CGI que lidará com os dados recebidos.
Esse conteúdo é livre (free)?
Não.
É um trabalho literário registrado no escritório de Direitos Autorais (tem Copyright) e não é um texto livre para ser copiado como todos os outros que estão disponíveis em meu site na Internet.