Uso o Plant Nanny pra tomar 2L/dia de água

E não é que um aplicativo besta de plantinha está me ajudando a tomar 2 litros de água todos os dias?

Eu nunca tomei muita água durante o dia, por puro esquecimento. Fico aqui no computador trabalhando e me desligo do mundo. Esqueço de tomar água, de comer, de ir ao banheiro… Mesmo quando não estou no computador, não sinto muita sede, então raramente lembro de ir lá tomar água.

Sei que tomar água faz bem pra saúde. Eu queria seguir aquela recomendação clássica de tomar 2 litros todos os dias. Mas como lembrar? Como controlar o quanto já tomei hoje?

Tentei alguns métodos, mas o que funcionou pra mim foi o aplicativo Plant Nanny (Android, iOS). Instalei em junho de 2013 e continuo usando até hoje, e graças a ele consigo atingir a meta diária na maioria dos dias.

No aplicativo, você tem uma planta e deve regá-la várias vezes ao dia, senão ela morre. Para regar a sua planta virtual, você deve tomar água no mundo real e informar a quantidade no app. Bebeu um copo d'água de 200ml? Então você rega a sua plantinha com 200ml. E assim vai, durante o dia, até chegar na meta diária de cerca de 2 litros.

Seguindo a mesma mecânica de um Tamagotchi, a planta acaba se tornando seu bichinho virtual e você se conecta emocionalmente com ela. Assim, você se esforça (toma água) para cuidar bem dela e não deixá-la morrer.

Parece bobo (e é), e há dezenas de aplicativos similares, mas o Plant Nanny se destaca por ter acertado em cheio vários detalhes que o tornam viciante e prazeroso de usar. É praticamente um jogo em vez de um mero aplicativo de anotações. O conceito de gamification foi levado à sério.

  • Há várias plantas disponíveis, cada uma com sua própria personalidade, cores, formas e características. São os personagens do jogo.

  • A planta possui algumas características para torná-la mais parecida com um bichinho de estimação: ela tem rosto, bracinhos, bigode, língua. A planta também “se mexe” sozinha (tem um balanço), emite sons e responde quando você toca nela.

  • Cada planta tem quatro estágios de vida, e conforme você vai regando com regularidade, ela vai crescendo e ficando mais complexa (upgrades).

  • Há três níveis de dificuldade: fácil, normal e difícil. Plantas mais difíceis são aquelas que exigem que você cumpra a meta diária sem falhas e sem grandes intervalos, e demoram mais para chegar na fase adulta.

  • Quando a planta chega em seu estágio adulto, ela vai para o jardim, que é onde ficam todas as plantas que você conseguiu “completar”. Então você escolhe uma nova planta e começa tudo de novo.

  • Cada planta do jardim lhe dá moedas diariamente, e com estas moedas você compra itens no jogo: potes diferentes, papéis de parede, plantas raras, etc. Quanto mais plantas no jardim, mais moedas. Esse ciclo de economia e compra é um desafio adicional do jogo que o faz se dedicar mais a ele.

  • O ciclo completo de cada planta, desde seu nascimento até ser movida para o jardim, dura de 2 a 4 semanas. Plantas de nível fácil crescem mais rápido, porém geram menos moedas.

  • Há diversas conquistas (achievements) disponíveis, trazendo mais desafios para te manter ligado no jogo (e bebendo água).

É gay cuidar de uma florzinha virtual, eu sei. Mas funciona :)

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.