Seu SIM reproduziu um tom

Seu SIM reproduziu um tom

Você já viu essa mensagem? O barulho infernal que vem com ela já te acordou no meio da madrugada? Então estamos no mesmo barco.

Ela aparece do nada, mesmo quando o telefone está travado. Ao tocar qualquer dos botões Cancelar ou Aceitar, a mensagem some, o telefone volta ao normal e nada acontece. É uma mensagem inútil, barulhenta e bastante incômoda. E pior: não consigo desativá-la.

Não sei se este problema só acontece no iPhone, só na minha operadora, ou se é uma combinação esotérica de fatores. De qualquer forma pesquisei na internet pela mensagem, inclusive em inglês (Your SIM played a tone) e vieram pouquíssimos resultados, nenhum esclarecedor.

Escrevo esse texto na esperança de que uma alma caridosa esclareça o mistério nos comentários, assim outros que passam pelo mesmo problema poderão encontrar aqui a solução.

Comigo a mensagem aparece esporadicamente, aleatoriamente, às vezes de madrugada, às vezes durante o dia, calculo que na média seja uma vez a cada 15 dias. Já fucei todos os menus da operadora e não achei nada que a desativasse.

Meus dados:

  • iPhone 3GS comprado no Brasil (sem jailbreak)
  • Chip da Oi, com plano pré-pago
  • Código de área 47, Santa Catarina

Coloque seus dados aqui se você também sofre com este problema!

Atualização em 27/10/2011:

Já faz cinco meses que troquei de operadora (da Oi pra TIM) e desde então, nunca mais recebi essa famigerada mensagem. Que alívio!

Atualização em 28/10/2011:

O leitor Marcio Dantas, que é engenheiro de telecomunicações, nos deu explicações que identificam o problema e sugerem uma solução. Vou colar aqui um resumo:

Meus Caros, Vou dar uma “Luz” para vocês. Sou Eng. Telecom da Huawei. Atuamos com Oi, Tim, Claro, Vivo, Embratel.

Este “SOM” que seu SIM faz, é na verdade uma Atualização nos sistemas da sua operadora. Embora eles dizem que sim, na verdade seu Iphone não está preparado para a Rede Brasileira. [...]

Peguem seu SIM Card e coloquem em qualquer outro telefone, que ao iniciá-lo irá aparecer a mensagem : “Quer Atualizar seu telefone com os serviços da Oi?”. É exatamente isso que acontece nos eu Iphone, mas, como ele não reconhece esse tipo de serviço, ele traduz isso para “Seu SIM fez um Som, Cancelar ou Aceitar”. [...]

Não adianta Cancelar ou Aceitar que não vai fazer diferença em seu Iphone.

Mas, na Operadora, essa atualização vai ficar registrada como “Pendente” assim ele vai continuar a mandar esse sinal para seu telefone até que fique atualizado. Por isso você continuará recebendo essa mensagem durante o dia, noite e etc.

Esses serviços são contratados ou oferecidos gratuitamente, como o OI/Vivo Agenda.

Para melhorar isso, ligue para sua operadora e peça para CANCELAR os serviços de Sincronização de Agenda e outras atualizações de sua operadora. [...]

No Caso de Promoções, deve-se descobrir a fonte e mandar um sms para sair deste programa ou se for da Tim, acredito que no 0800 pedir para desabilitar.

Os comentários completos do Marcio, com informações adicionais, estão aqui, aqui e aqui.

E aí, as dicas do Marcio funcionaram pra você?
As mensagens infernais finalmente sumiram?
Conte pra gente, deixe um comentário!

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.