Coisinhas novas: Subwaytor, Tabuada e Relógio

Oi pessoal,

Após um longo período intocado, o site aurelio.net/coisinha/ ganhou uma atualização merecida.

O quê, você nem se lembra mais que site é esse? Tá, eu refresco tua memória: é a casa do MiGuXeiToR, do Engripeitor e do Embriagueitor. Refrescou? :)

Eu fiz esse site para abrigar alguns brinquedos que eu faço em JavaScript (e poder ganhar uns trocos com o AdSense, claro). Mas como apareceram outras coisinhas mais importantes para fazer neste meio de tempo, sabe como é…

Mas tá, lamentações à parte, o que importa é que temos três brinquedos novos* no parquinho.

* Seminovos na verdade, pois eu fiz todos eles em 2007/2008 e os coitadinhos ficaram na fila esperando a sua vez de serem apresentados ao mundo :)

SUBWAYTOR

Esse os leitores antigos do blog já conhecem! Quer dizer, pelo menos a versão inicial dele.

Lembra daquele texto que contei que fui com a Mog no Subway, e de como é complicado escolher seu sanduíche? Com o bate-papo nos comentários surgiu a ideia de fazer um programinha que montasse o sanduíche automaticamente, escolhendo os ingredientes ao acaso. Surgiu então a zzsubway.

A evolução do programa é o Subwaytor, que também mostra fotinhos de sanduíches apetitosos :)

Além disso o programa possui uma inteligência artificial avançada, que com o mero contato de seu dedo na tela do computador, consegue analisar suas características biológicas e escolhe a melhor combinação de ingredientes para manter a sua saúde em dia.

Mais informações lá no site do Subwaytor. Ah, e leia o rodapé ;)

TABUADA

Uma tabelinha interativa que mostra a tabuada dos números de 1 a 10.

Não consigo me lembrar porque fiz esse programa, se foi uma ideia que tive ao acordar (dessas ideias tolas que na hora do almoço já foram embora) ou eu estava testando alguma coisa com CSS+JavaScript.

O fato é que eu achei legal destacar linhas e colunas com o movimento do mouse, então a tabuada veio de lambuja :)

De qualquer forma, talvez possa servir para crianças como uma alternativa aos livros chatos. Talvez não. Sei lá. Enfim. Se você achar um uso pra isso me avise :)

RELÓGIO

Esse eu fiz em novembro de 2007 (!!), o coitado ficou mais de um ano esquecido na geladeira. Mas é meu brinquedo preferido.

A ideia não é minha, eu lembro de ter visto algo parecido em algum blog ou site ou… Nunca vou saber. (o Diogo achou, era um screensaver joiado!) Mas como todo bom programador, ao ver o brinquedo a primeira coisa que pensei foi: como eu faço um desses? :)

O mais complicado foi aprender como definir um timer em JavaScript (obrigado Google), pois o código mesmo acabou saindo em poucos minutos. Nada de mais: colocar e apagar classes nas palavras, cores no CSS e tá feito. Veja o fonte da página se ficou curioso(a).

Mas é incrível como essas coisinhas (taí o porquê do nome do site!) são prazerosas de fazer. É um desafio que aparece do nada no seu dia, cai no seu colo e você simplesmente não consegue dizer não. Parei tudo o que estava fazendo para poder programar o brinquedinho. Isso é tãaaaao legal :)

Veja lá o resultado: relógio com palavras.

relogio-200

Eu gostei, achei bonito e chique.
E nerd, claro :)

Bem era isso.

Aceito sugestões de melhorias, e de coisinhas novas também!

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.