Coluna nova na Dicas-L: Desenvolverde

O meu grande amigo Rubens Queiroz, criador da lendária Dicas-L, me convidou para ter uma coluna em seu site. Fiquei muito feliz com o convite, para mim é um honra participar de um projeto tão importante, que já conta com quase 10 anos de Internet.

Imagino que alguns leitores aqui deviam estar jogando bafo ou assinando cadernos de confidências (isso existe ainda?) quando a lista foi lançada ;)

Para quem não conhece, a Dicas-L é uma lista que lhe envia um e-mail por dia, contendo uma dica (curta e útil) de informática. Não há respostas, discussões, spam, nada. É a sua dose homeopática e diária de nerdices. Não gostou da dica do dia? Apague e pronto. O conceito é simples e eficiente, tendo dezenas de milhares de assinantes. Eu assino deste 1998 e recomendo.

Minha coluna chama-se Desenvolverde e trará artigos sobre o desenvolvimento de software livre. Vou colocar no papel, digo, na tela, um pouco da experiência que acumulei nessa história de fazer programinhas e lançá-los na Internet, livres e gratuitos.

Para quem já assistiu a palestra Software Livre – Experiências de um Desenvolvedor que eu costumava ministrar há algum tempo, é como se aqueles slides pretos sofressem uma mutação de raios gama e desabrochassem artigos completos :)

Se tudo der certo, essa coluna será o embrião de um livro que pretendo escrever, sobre o mesmo assunto. Convido todos a ler e participar nos comentários, dar sugestões, colocar sua própria experiência. Isso vai me ajudar a enxergar (ou não) o tal livro no fim do túnel.

O primeiro artigo já está no ar e chama-se Controle de alterações (diff).

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.