Desenvolvedores brasileiros no Mac OS X

Existem brasileiros que desenvolvem software para o Mac OS X? Sim! E é mais de um :)

Depois que a Apple jogou fora o seu sistema operacional instável e colocou um UNIX no lugar, vários programadores e usuários de longa data de UNIX e Linux gradualmente vêm migrando para o sistema novo.

Esse fenômeno é mundial, acontecendo em menor escala aqui no Brasil, principalmente devido ao preço do equipamento e a falta de alternativas, digamos, cinzas.

O funil vai apertando e no final sobram alguns poucos programadores brasileiros que criam softwares para o Mac. Vou citar aqui os que eu conheço.

Como no início desse mês dois deles lançaram versões novas de seus programas, merecem menção especial:

Rudá Moura e seu Rudix

O Rudá é meu amigo e ex-colega de trabalho na Conectiva. Ele sempre gostou de trabalhar com “distros” de Linux e acabou criando uma nova.

O Rudix traz para o Mac alguns programas comuns no Linux, como wget, ncftp e lynx. Cada programa vem em um pacote pronto para instalar com um simples duplo-clique. Nenhum comando extra ou configuração são necessários. Quer o lynx? Instala o lynx e pronto.

Esta é sua diferença para o Fink ou o DarwinPorts, que são subsistemas com gerenciamento de pacotes, sendo necessária a instalação de um sistema básico para depois instalar e atualizar os pacotes via linha de comando ou aplicativo gráfico.

Julio Cesar Silva dos Santos e seu FetchYourLyrics

O Julio conheci na lista de discussão gringa do AppleScript Studio, um lugar que eu realmente não esperava encontrar um conterrâneo :)

O iTunes traz um campo especial para se guardar as letras de cada música, mas não tem nenhuma maneira prática de mostrar a letra automaticamente, enquanto a música está tocando.

Entra em cena o FetchYourLyrics, faz exatamente isso. E mais, caso a música esteja com o campo de letras vazio, o programa por elas na Internet.

E tem mais!

Eu também quero participar da festa, então aproveitando o embalo dos colegas, lancei uma versão nova do AdiumBook, o sincronizador de contatos entre a Agenda e o Adium. Foi bom desenferrujar os conhecimentos de AppleScript e Xcode.

O Bernardo Hoehl é um empresário que há anos usa Mac e faz programas para automatizar os processos internos de sua fábrica como controle do ponto dos funcionários e emissão de boletos e notas fiscais.

O Otávio Corrêa Cordeiro é mais um usuário de Linux que se converteu à maçã. Sua criação é o QuickSynergy, uma interface gráfica para configuração do Synergy2.

Para finalizar, o amigo e também ex-conectivo Alfredo Kojima, já famoso pelo seu Window Maker. Ele agora trabalha na MySQL e fez as versões para Mac de três ferramentas gráficas de gerenciamento do banco de dados: Workbench, Query Browser e Administrator.

A maioria desse pessoal participa da lista linux2macosx, que agrupa conhecedores dos dois sistemas. Lá também são discutidos tópicos relacionados ao desenvolvimento de aplicativos.

E você, também desenvolve para Mac? Apareça! Deixe um comentário com sua apresentação e um link para o seu programa.

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.