Sexta passada subi a serra e fui até Curitiba para competir no campeonato de carveboard no sábado e ir no show do Strung Out no domingo.
O show foi adiado e sexta à noite a chuva desabou sobre a cidade. “Sem show, asfalto molhado. Perdi a viagem”, pensei. Fui dormir frustrado.
Mas eis que o sábado amanhece congelante, mas com céu aberto e… asfalto seco! Eufórico, peguei o esqueitão e fui até São José dos Pinhais.
Cheguei às 9 da manhã e já estava tudo pronto: rua fechada pela polícia, sonzeira rolando e barraca da organização montada. Com a ladeira liberada e pouca gente descendo, me acabei de brincar, em uma hora já estava exausto. O pessoal foi chegando aos poucos e a competição só começou às 11h.
Foi um dia inteiro de baterias amigáveis e todos torcendo por todos, com drops animados nos intervalos. Quem não foi perdeu (né Nissin? né João?). Lá por 17h foi a entrega dos prêmios. Depois tudo acabou em pizza, em um rodízio :)
Resumão
Atletas
Ao todo foram 21 competidores, sendo três mulheres. Superou em muito minhas expectativas. Vieram até alguns gringos de Itajaí, Ponta Grossa e São Paulo. O nível e estilo dos atletas variava, mas a maioria tinha um bom domínio do carrinho.
Clima
O clima era de festa, uma grande confraternização ao invés de uma briga pelo título. Gritos, aplausos e torcida para todos. O locutor animou o pessoal fazendo piadinhas, dando apelidos (ganhei dois: “dogtown” e “pé-sujo”) e descrevendo as manobras com empolgação.
Baterias
Começou no estilo livre, com cada um descendo a rua duas vezes, sendo avaliados agilidade, estilo e manobras. Depois era duelo de ziguezagues nos cones, ganhando quem chegava primeiro, em melhor de três. Depois estilo livre novamente, depois cones e terminou com estilo livre. Sempre afunilando, eliminando competidores a cada etapa.
Estrutura
Três juízes para dar notas, dois juízes de prova. Muitas máquinas fotográficas e filmadoras. Veio uma equipe de tevê também. Sonzeira de qualidade que variava entre cool (Jack Johnson, Bob Marley, Red Hot) e hardcore (Bad Religion, Millencolin, Dead Fish). Galão de água, banheiro na padaria da esquina, ambulância para emergências. Foi tudo 10, parabéns aos organizadores!
Resultados
Feminino
- Ana Eliza Teixeira Santos
- Maria Izabel Ribas Valduga
- Christiane da Silva Beims
Masculino
- Leonardo “Formiga” Bittencourt
- Ulisses “Nescau” Adriano Correia
- Pietro Tadeu Fernandes de Oliveira
- Daniel Tosin
- Aurelio Marinho Jargas \o/
- Carlos Alberto Artigas Lima
- Rodrigo Thur
- Pedro Henrique Ribas
- Humberto Maito Neto
Nerd cava
Representando a classe nerd neste evento social, terminei na quinta colocação, deixando de ir para a semi-final por apenas 0,03 pontos. Foi quase!
A maioria dos competidores curte dar rasgadas, arrastando os pneus. Eu não curto (e não sei fazer :) Prefiro o estilo Z-boy de base baixa e mão alisando o asfalto.
Não gosto de acessórios, mas era obrigatório usar capacete, luva, joelheira e cotoveleira. Também não me deixaram competir descalço :)
Vídeos
Vídeo oficial da Prefeitura da cidade, que ficou muito bom. É um resumo de tudo. Eu chego junto com a música :)
Vídeo mostrando vários atletas em suas baterias. Aos 2min30s mostra minha última bateria, em que era obrigatória uma “manobra expressiva”. Isso não é comigo, então saiu o que saiu…
Mais informações
- O que é carveboard?
- Site do campeonato
- Mais vídeos
- Mais fotos: Flickr, MAHA 1, MAHA 2, Guia SJP