Mapas Mentais para contemplar o caos

Eu sou um caos gerenciando e-mails.
Eu sou um caos respondendo MSN/ICQ.
Eu sou um caos usando o Orkut.
Mas principalmente, eu sou um caos gerenciando a lista de tarefas a fazer.

A lista é sempre muito longa. Sempre há muito a fazer, não importa quanto eu faça. Quando acaba um item, já apareceram outros cinco. É uma lista infinita, eterna.

Família, amigos, compromissos, estudos, trabalho, diversão, programas, textos, site. Cada categoria dessas tem várias tarefas a fazer, que por sua vez se ramificam em subtarefas, que por sua vez…

Anotar é o primeiro passo para realizar uma tarefa. Se não anotar, esqueço. Se esqueço, não faço. O problema é que são muitas tarefas e a lista fica confusa, caótica.

Com o passar dos anos já tentei várias maneiras diferentes de ter uma lista de tarefas organizada, funcional:

  • Papel e caneta: Bom para carregar no bolso ou na carteira. Risca as tarefas terminadas.
  • Arquivo de texto no computador: TODO.txt, fácil de editar.
  • Programinha de Post-it: Simula o papelzinho amarelo que gruda. Um é pouco, três é pouco, seis é pouco.
  • Arquivos soltos na Mesa (Desktop): Cada arquivo ou pasta é uma ou mais tarefas. Incomoda, te forçando a fazer a tarefa logo para poder limpar a mesa.

Cada técnica tem suas vantagens e desvantagens, mas nenhuma consegue ser eficiente quando a lista de tarefas é grande e densa. Como agravante, por já ter tentado todas essas maneiras, o resultado é que acabei ficando com várias listas, com conteúdos diferentes, em todos esses formatos. O caos do caos.

Mas parece haver uma luz no fim do túnel: mapas mentais.

Mind Map Sample

Um mapa mental é um gráfico com ramificações ao redor de um tema central, cada ramo contendo uma palavra-chave. Útil para organizar muitas idéias em pouco espaço físico, podendo ver tudo de uma só vez, ter uma visão geral.

Para dar destaque, pode-se usar cores, tamanhos de letra, negrito e imagens, entre outros. Os ramos vão ficando mais finos para deixar clara a profundidade do item.

Quando li sobre o assunto esses dias, lembrei da minha lista de tarefas e matutei se de repente os conceitos não se encaixavam… Claro que sim!

Baixei um programinha e em poucos minutos consegui fazer a lista de tarefas caber inteira na tela, com todos os seus ramos e detalhes à mostra. Perfeito.

Obs.: Para preservar minha privacidade, não vou colocar a foto do mapa aqui.

Isso já faz mais de um mês e estou feliz com a solução. Agora ficou mais fácil escolher o que fazer, pois tenho a visão geral de tudo. Remover ou adicionar itens no mapa é rápido e ainda posso deixar alguns itens mais importantes em destaque.

Quer brincar de mapa mental agora mesmo? Experimente o que há de melhor e de graça:

  • Web: Mayomi – Clique em “Register”
  • Mac: MyMind – Viciante, é o que uso
  • Linux/Windows: FreeMind – GPL

Outro uso que achei para os mapas mentais foi (finalmente) fazer o (tantas vezes requisitado) mapa do meu site.

Mapa do site (mini)

E viva o MyMind que mapeia uma pasta local e exporta para HTML (com Image Map) \o/

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.