Eu sou um caos gerenciando e-mails.
Eu sou um caos respondendo MSN/ICQ.
Eu sou um caos usando o Orkut.
Mas principalmente, eu sou um caos gerenciando a lista de tarefas a fazer.
A lista é sempre muito longa. Sempre há muito a fazer, não importa quanto eu faça. Quando acaba um item, já apareceram outros cinco. É uma lista infinita, eterna.
Família, amigos, compromissos, estudos, trabalho, diversão, programas, textos, site. Cada categoria dessas tem várias tarefas a fazer, que por sua vez se ramificam em subtarefas, que por sua vez…
Anotar é o primeiro passo para realizar uma tarefa. Se não anotar, esqueço. Se esqueço, não faço. O problema é que são muitas tarefas e a lista fica confusa, caótica.
Com o passar dos anos já tentei várias maneiras diferentes de ter uma lista de tarefas organizada, funcional:
- Papel e caneta: Bom para carregar no bolso ou na carteira. Risca as tarefas terminadas.
- Arquivo de texto no computador: TODO.txt, fácil de editar.
- Programinha de Post-it: Simula o papelzinho amarelo que gruda. Um é pouco, três é pouco, seis é pouco.
- Arquivos soltos na Mesa (Desktop): Cada arquivo ou pasta é uma ou mais tarefas. Incomoda, te forçando a fazer a tarefa logo para poder limpar a mesa.
Cada técnica tem suas vantagens e desvantagens, mas nenhuma consegue ser eficiente quando a lista de tarefas é grande e densa. Como agravante, por já ter tentado todas essas maneiras, o resultado é que acabei ficando com várias listas, com conteúdos diferentes, em todos esses formatos. O caos do caos.
Mas parece haver uma luz no fim do túnel: mapas mentais.
Um mapa mental é um gráfico com ramificações ao redor de um tema central, cada ramo contendo uma palavra-chave. Útil para organizar muitas idéias em pouco espaço físico, podendo ver tudo de uma só vez, ter uma visão geral.
Para dar destaque, pode-se usar cores, tamanhos de letra, negrito e imagens, entre outros. Os ramos vão ficando mais finos para deixar clara a profundidade do item.
Quando li sobre o assunto esses dias, lembrei da minha lista de tarefas e matutei se de repente os conceitos não se encaixavam… Claro que sim!
Baixei um programinha e em poucos minutos consegui fazer a lista de tarefas caber inteira na tela, com todos os seus ramos e detalhes à mostra. Perfeito.
Obs.: Para preservar minha privacidade, não vou colocar a foto do mapa aqui.
Isso já faz mais de um mês e estou feliz com a solução. Agora ficou mais fácil escolher o que fazer, pois tenho a visão geral de tudo. Remover ou adicionar itens no mapa é rápido e ainda posso deixar alguns itens mais importantes em destaque.
Quer brincar de mapa mental agora mesmo? Experimente o que há de melhor e de graça:
- Web: Mayomi – Clique em “Register”
- Mac: MyMind – Viciante, é o que uso
- Linux/Windows: FreeMind – GPL
Outro uso que achei para os mapas mentais foi (finalmente) fazer o (tantas vezes requisitado) mapa do meu site.
E viva o MyMind que mapeia uma pasta local e exporta para HTML (com Image Map) \o/