O EmoMemory é um jogo de “memória emocional” para Mac OS X. Em vez de cartas ou figuras, ele usa as fotos dos seus contatos para compor o tabuleiro. Concentrando-se nas fotos das pessoas que você gosta (ou não), você trabalha com memória e emoção ao mesmo tempo, dando um gostinho diferente ao tradicional jogo da memória.
Fiz este jogo em 2007 e lancei como shareware, à venda por 7 dólares. Tentei deixá-lo bem completo, com toolbar, ícone bonitinho, texto de ajuda, efeitos sonoros, placar local e até placar mundial. Ele foi todo escrito em AppleScript, uma linguagem cheia de limitações, foi um grande desafio.
Foi minha primeira (e única) experiência com software fechado/comercial, depois de uma década somente lançando softwares livres. Vendeu pouco e no geral não gostei da experiência, mas essa história eu conto com detalhes em outro texto.
O que eu quero anunciar hoje é que agora ele é um programa gratuito e de código aberto.
Usuários
- Basta baixar o EmoMemory e usar o código FREEGAME:D535DA na tela de registro para destravá-lo.
- Aqui no OS X Lion, o único problema que percebi é que quebrou a integração com a Agenda (Address Book.app), então infelizmente não dá pra usar as fotos dos contatos no tabuleiro. Mas você pode escolher uma pasta com fotos ou usar os ícones do sistema.
Nerds
- O código-fonte completo está no GitHub, sob a licença MIT.
- Bom para quem quiser conhecer ou estudar AppleScript. Fiz um vídeo de introdução à linguagem, se você preferir se ambientar primeiro. Manja de Python?
- Além dos códigos de funcionamento do jogo, há meus algoritmos caseiros toscos para implementar: período de trial (20 dias), código de ativação (e-mail do comprador cifrado), e placares (string cifrada, com checksum).
- Para compilar, só com uma máquina antiga (Leopard, Xcode 3), pois ele usa o já aposentado framework AppleScript Studio.