Todo mês é a mesma história.
Eu tenho que sacar os dólares que o Google me manda (AdSense) e fico numa loteria para escolher qual o melhor dia para fazer isso, esperando pegar a maior cotação possível. Na eterna esperança de que “amanhã o dólar vai subir”, fico esperando, esperando e sempre acabo sacando nos últimos dias do mês, no estresse, perdendo os picos que acontecem no meio.
Tá, isso não é novidade, né?
Ontem era o primeiro dia do mês, e a cotação do dólar até que estava boa na abertura. Deveria eu sacar a grana de dezembro já no primeiro dia, ou deveria eu esperar “pra ver se sobe”?
Dúvida cruel.
Para me poupar do estresse de ficar vendo gráficos, lendo notícias e tentar bancar o oráculo futurólogo, decidir mudar de estratégia:
- Abri a carteira, peguei uma moeda e joguei para cima.
- Se caísse cara, eu sacaria os dólares.
- Se caísse coroa, eu devia esperar que iria subir.
Deu cara, saquei a grana.
E algo inesperado aconteceu: imediatamente, relaxei.
Dessa vez não fiquei vendo as cotações nas horas seguintes, para “conferir” se minha escolha foi certa. Senti um alívio enorme e não me preocupei com a obrigação do acerto.
Ter delegado a decisão para outrém, no caso, uma moeda, retirou o fardo das minhas costas.
- Se der certo, ela será minha moeda da sorte.
- Se der errado, mês que vem pego outra moeda ;)
O que importa é que a decisão não foi minha, então o peso da responsabilidade foi embora. E assim fiquei em paz :)
Minha paz só foi abalada quando cogitei a possibilidade de não ter uma moeda por perto em um momento de decisão. O que eu faria? Teria eu que novamente tomar para mim todo o peso da decisão? De jeito nenhum! Tudo o que eu precisava era uma moeda online, disponível para uso 24 horas por dia, todos os dias.
E assim, nasceu uma coisinha nova: Cara ou Coroa?