Atenção! Parem as máquinas! Versão nova das Funções ZZ!
Este é um evento especial que ocorre algumas poucas vezes por ano ;)
Nesta versão 7.7, a maior parte das mudanças visa corrigir o de sempre: sites que mudaram de endereço ou de formato, quebrando as funções e seus filtros. As problemáticas que foram arrumadas, são:
- zzdolar
- zzgoogle
- zzipinternet (arrumada após bilhares de pedidos)
- zznoticiaslinux (Yahoo)
- zzpronuncia
- zzwhoisbr
Também houve a remoção da zzdicabl, que fazia pesquisas no site da Academia Brasileira de Letras. Como agora eles são “modernos” e estão usando AJAX, acabou a brincadeira para as ZZ.
Mas houve mudanças mais profundas também.
Eu já disse que odeio UTF-8?
Padrões são uma maravilha, são a solução da fome mundial, mas enquanto não são adotados massivamente, são uma dor de cabeça a mais para se preocupar. O futuro é UTF-8, sem dúvida. Mas ainda há muito ISO-8859-1 (Latin 1) por aí.
As funções ZZ são conservadoras, ainda sendo disponibilizadas no formato Latin 1, porém podem ser facilmente convertidas para UTF com um único comando:
iconv -f iso-8859-1 -t utf-8 funcoeszz > funcoeszz-utf
Essa diferença entre formatos só é problemática em uma única função: zzarrumanome. Os nomes de seus arquivos eram bagunçados se você a usasse em um sistema UTF-8. Agora com a versão nova, isso não acontece mais.
Por falar em zzarrumanome, agora ela possui uma opção nova muito bacana, chamada “-n”. Da mesma maneira que na zznomefoto, essa opção serve para testar o comando antes de executá-lo. O processamento é feito, mas os arquivos não são renomeados. Apenas são mostrados na tela quais serão os nomes novos dos arquivos:
$ ls Nome CHATÃO !!!.TXT $ zzarrumanome -n * [-n] Nome CHATÃO !!!.TXT -> ./nome_chatao.txt $ ls Nome CHATÃO !!!.TXT $