Tenho um tocador de mp3 genérico xingue-lingue (player). Não, não é um iPod. Ele não é branquinho nem antenado, mas tem rádio FM, grava voz e não custou uma fortuna.
Depois de quase um ano de uso, ele morreu. Ou quase. Virou um morto-vivo. Ao ligar, a telinha (display) acendia mas não mostrava nada. Apertar seus botões era inútil. O computador não o reconhecia mais.
Troquei pilhas, chacoalhei e taquei no chão. Várias vezes. Droga, os procedimentos-padrão de conserto não funcionaram.
Antes de xingar os chineses e aumentar o volume do lixo da cidade, consultei o Grande Oráculo (Internet). Ele me deu sábias instruções e minutos depois, o tocador voltou à vida!
Vou listar aqui o que fiz. Caso o teu tocador tosco tenha morrido também, há chances de recuperá-lo. Mas atenção: o procedimento não é trivial, requer um certo grau de nerdice para ser executado.
Em resumo: precisei regravar o sistema do tocador (firmware) que por algum motivo se perdeu.
- Abrir o tocador. Essa é a parte mais divertida!
- Identificar o ID da placa. O meu estava atrás da plaquinha do display, fácil de ver: Sansun a208 v2.1.
- Baixar o firmware correto de acordo com o ID. Basta consultar a tabela. O meu firmware era o arquivo sd5351_7c_v2_foston.7z.
- Descompactar o firmware. A extensão 7z indica que o firmware foi compactado no formato 7-Zip. Se necessário, baixe e instale o 7-Zip. O comando para descompactar é trivial: 7za e ARQUIVO.7z.
- Baixar e instalar o programa que insere o firmware no tocador. Leia com atenção as instruções de uso.
- Conectar o tocador na porta USB do computador. Não precisa de pilhas.
- Inserir o firmware no tocador. Rode o programa do item 5 para colocar no tocador o firmware que você descompactou no item 4.
- Testar o tocador. Retire o tocador do computador, coloque as pilhas e ligue-o. Espere alguns segundos. Se você é uma pessoa de sorte, ele estará funcionando :)
Agora basta formatá-lo (FAT32) para poder colocar as músicas e utilizá-lo normalmente.
Notas para usuários de Mac: Precisei renomear o firmware para $actsdk$.fw que é o nome padrão usado pelo FirmUpgrade.app. Formatar FAT32 é chato.
Notas a todos: Essas informações são tudo o que sei sobre o assunto, nem adianta perder tempo me perguntando algo diferente. Para saber (muito) mais sobre o seu tocador, vá no excelente site http://www.s1mp3.org/pt/.