Atenção, livro novo na praça!
No final de setembro a primeira tiragem do livrinho verde estava esgotando e o Rubens (editor) me ligou para agilizarmos a segunda edição. No meio da conversa, ele sugeriu:
“Que tal mudarmos o formato para livro mesmo?”
Topei na hora. O conteúdo já tinha um formato que era mais para livro do que para guia de referência, ele estava apenas vestindo a “roupa” errada :)
Mas mesmo assim, não foi uma tarefa fácil. O guia permanecia intocado desde o seu lançamento, em 2001. Cinco anos depois, o baú foi reaberto. Voaram morcegos e quilos de teias de aranha tiveram que ser removidos antes de começar.
O guia foi lido e relido do início ao fim, várias vezes. Muitas correções, atualizações e ajustes. Também escrevi material novo, nascendo quatro seções novas:
- Java
- Ruby
- C
- OpenOffice/BrOffice
A integ?ração com a equipe da editora foi intensa. Dezenas de e-mails trocados, conversa diária no Skype, idéias que brotavam, troca insana de PDFs com marcações e comentários.
Não, “integ?ração” não é um erro de digitação, é uma expressão regular que significa “integração e interação” ;)
O livro estava passando pela adolescência, com várias mudanças acontecendo ao mesmo tempo. Aos poucos ele foi estabilizando e ganhando forma, até amadurecer e ficar pronto.
|
Se você já tem o guia antigo, deve estar se perguntando: será que vale a pena eu comprar esse livro novo? A resposta é contigo. Alguns pontos a se ponderar:
- A maior parte do conteúdo é comum às duas obras, porém o livro está atualizado e revisado. Cinco anos é bastante tempo…
- Há conteúdo novo, quatro seções. OpenOffice e Java são bem populares por aqui. É a chance de dominar as expressões nessas ferramentas. Além do C e Ruby, claro.
- O índice remissivo melhorou muito, indexando todos os assuntos abordados. Ficou mais fácil encontrar informações. É como um grep com vários resultados já prontos :)
- Por último mas não menos importante, a leitura está mais prazerosa. Letras maiores, páginas espaçosas, ilustrações, respiros, tabelas bonitas. Esqueça as páginas claustrofóbicas do guia com suas letrinhas minúsculas. É como trocar um monitor CRT de 14 polegadas por um LCD de 30 :)
Mas além de todos estes motivos, te convido a participar de uma campanha: DOE SEU GUIA.
Que tal comprar o livro novo e passar para frente o livrinho verde, que já deve estar meio amarelado, um pouco amassado e desbotado? Dê ele para um amigo ou amiga que esteja iniciando na informática. Você ficará feliz com o livro novo e outra pessoa ficará feliz em descobrir o maravilhoso mundo das expressões regulares através do seu guia xexelento :)