Em abril de 2012, passamos um ótimo final de semana em Balneário Camboriú.
Começamos com uma volta de carro pela Avenida Atlântica, desde lá na ponta, na Barra Sul. Como qualquer novato na cidade, ficamos impressionados com os prédios gigantes (e fininhos) à beira-mar, alguns chegando perto dos 50 andares. Aqui em Joinville, é raro ver um prédio de 20 andares...
Foto: http://www.leoneconstrutora.com.br/site/balneario-camboriu/
Vimos muitos carros importados e caros circulando também, parece que a cidade atrai gente com bastante dinheiro. Como este não é o nosso caso, ficamos apenas olhando :)
No outro extremo da Praia Central, chamado Pontal Norte, fizemos um passeio muito massa pela encosta. Há uma passarela de madeira, muito bem feita e conservada, que torna fácil percorrer todo o trecho beira-mar que vai desde a ponte sobre o Canal do Marambaia até a Praia do Buraco, passando pela Praia do Canto. A vista é incrível, e as praias semi-desertas do caminho são lindas. Este passeio é imperdível!
Fiquei impressionado com esta passarela. Um investimento para o turista que além de facilitar o acesso, ajuda a conservar a natureza do local. E tudo está bem conservado, sinalizado e iluminado. Parabéns aos realizadores!
Passeamos de Bondindinho, o colorido ônibus panorâmico para turistas que circula pela praia. Ele vai pela Avenida Atlântica e volta pela Avenida Brasil, mostrando de uma vez a praia, os prédios e as lojas. É um passeio bacana, recomendo! Basta acenar que ele para, e a passagem custa R$3 por pessoa. Saiba mais sobre o Bondidinho.
No fim de tarde fomos à Avenida Brasil conhecer as lojas. São muitas, várias, diversas, dezenas, arriscaria até dizer, centenas :) Também tem alguns shoppings e um pequeno camelódromo com suas barraquinhas vendendo quinquilharias eletrônicas.
Muitas pessoas na rua. Era sábado, mas o trânsito estava intenso. Nas calçadas, muita gente caminhando e fazendo compras. Mais tarde 10h30 da noite, quando já estávamos no hotel nos preparando para dormir, olhei pela janela e a avenida continuava cheia, com filas de carros.
Era final de abril mas a impressão que dava era a de estarmos no meio da temporada de verão. Digo, temporada de uma praia normal, porque Balneário Camboriú no verão é um formigueiro inabitável :)
No dia seguinte, um domingo de sol forte, aproveitamos para curtir a natureza.
Foto: Marlon Gaspar http://www.flickr.com/photos/marlonflp/3229769040/
Fomos ao Morro do Careca, local preferido dos praticantes de voo livre da região. É bem fácil chegar lá, basta vir pela Avenida Atlântica e continuar sempre reto, mesmo quando a praia "acabar". Você vai subir e descer um morrinho, aí basta virar a primeira à direita e logo a direita mais uma vez. A estrada que leva até o topo do morro está toda asfaltada, ficou muito boa.
Lembro de já ter deslizado de ré por lá com meu Golzinho, uns 15 anos atrás, quando ainda era uma estrada de chão.
A vista de cima do morro é linda, de um lado a orla da Praia Central, do outro a Praia dos Amores e a Praia Brava de Itajaí. Recomendadíssimo!
Depois fomos ao outro extremo da praia, na Barra Sul, para pegar o teleférico e conhecer o Parque Unipraias e a Praia de Laranjeiras. Este é outro passeio incrível, que recomendo fortemente. Escrevi um relato completo desse passeio, com informações sobre o bondinho, sobre as atrações no topo do morro (trilhas, mirantes, trenó de montanha, arvorismo) e a Praia de Laranjeiras, confira: Teleférico Camboriú-Laranjeiras – Parque Unipraias.
Foto: http://www.unipraias.com.br/estacao-barra-sul.php
Na volta já era fim de tarde, então só deu tempo de passear de carro pela Avenida Interpraias e dar uma espiada em: Praia de Taquarinhas, Praia de Taquaras, Praia do Pinho (a dos peladões! :), Praia do Estaleiro e Praia do Estaleirinho.
Então entramos na rodovia BR-101 e voltamos para casa. Curtimos muito este passeio por Balneário Camboriú, se você tiver a oportunidade, aproveite!
Outras atrações da cidade, que infelizmente não deu tempo de visitarmos:
- Cristo Luz: estátua com 33 metros de altura e um canhão de luz no braço, que fica no alto do morro.
- Parque Cyro Gevaerd: com lagos, museus, aquário e zoológico, ao lado da BR-101.
- Igreja de Santo Amaro: construída entre 1849 e 1863, pelos escravos, com óleo de baleia e telhas moldadas nas coxas.
Roteiro para um dia
Se você só tem um dia para visitar Balneário Camboriú, segue aqui uma sugestão de roteiro, com ênfase nas belezas naturais do local:
- De manhã, entrando na cidade, vá direto à Barra Sul.
- Ande pelo Molhe da Barra Sul e curta a paisagem.
- Pegue o teleférico e faça o passeio completo até a Praia de Laranjeiras. Almoce na praia.
- Pegue o teleférico para voltar à Barra Sul.
- Saindo da estação do teleférico, ali ao lado embarque no Bondindinho.
- Aproveite o passeio por toda a orla da Praia Central.
- Chegando no outro extremo da praia (Pontal Norte), desça do Bondindinho.
- Faça a trilha pela passarela de madeira, até a Praia do Buraco.
- Volte e pegue o Bondindinho novamente, no mesmo lugar onde você desceu dele.
- Aproveite o passeio pela Avenida Brasil, com suas infindáveis lojas.
- Se quiser fazer compras, desça do bonde no início das lojas, ali pela Rua 1001.
- Depois pegue o bonde novamente
- O ponto final do Bondindinho é a Barra Sul, onde este passeio começou.
Dica: A menos que seja um dia de semana no inverno, não aconselho andar de carro pela cidade. O trânsito é pesado (e meio maluco) e não é fácil/barato encontrar estacionamento. Deixe o carro descansando e curta uma turistagem à pé.