Basicamente servem para você dizer algo abrangente de forma específica. Definido seu padrão de busca, você tem uma lista (finita ou não) de possibilidades de casamento. Em um exemplo rápido, [rgp]ato
pode casar rato, gato e pato. Ou seja, sua lista "abrange especificamente" essas três palavras, nada mais.
Mmmmmmmmmmmmmmmm...
Na prática as expressões regulares servem para uma infinidade de tarefas, é difícil fazer uma lista, pois elas são úteis sempre que você precisar buscar ou validar um padrão de texto que pode ser variável, como:
E mais uma infinidade de outros padrões que não podem ser especificados com caracteres literais. Um exemplo prático: você tem uma lista diária de acesso de usuários que entraram em seu sistema, onde consta em cada linha, o horário do acesso e o "login" do usuário, algo como:
05:15 ernesto 08:39 ricardo 10:32 patricia 14:59 gabriel 16:27 carla 22:23 marcelo
Como fazer para buscar automaticamente apenas os usuários que acessaram o sistema no período da tarde (meio-dia às seis)? Você tem várias opções, desde procurar uma a uma manualmente até fazer um programa que compare os primeiros caracteres de cada linha, mas falando de algo prático e rápido, que não exija conhecimentos de programação, a ER é simplesmente ^1[2-8]
.
O que significa essa sopa de letrinhas?
Caaaaaaalma. Acompanhe o próximo tópico e vamos conhecer todos os metacaracteres, essas coisinhas úteis que facilitam nossa vida.