Apresentando as Expressões Regulares
Então, para podermos começar nossa viagem, nada como uma apresentação de nosso objetivo, pois afinal de contas, que raios são estas expressões?
Bem resumido, uma expressão regular é um método formal de se especificar um padrão de texto.
Mais detalhadamente, é uma composição de símbolos, caracteres com funções especiais, que, agrupados entre si e com caracteres literais, formam uma seqüência, uma expressão. Essa expressão é interpretada como uma regra, que indicará sucesso se uma entrada de dados qualquer casar com essa regra, ou seja, obedecer exatamente a todas as suas condições.
Ou como variações aceitas também pode-se afirmar que é:
- uma maneira de procurar um texto que você não lembra exatamente como é, mas tem idéia das variações possíveis;
- uma maneira de procurar um trecho em posições específicas como no começo ou no fim de uma linha, ou palavra;
- uma maneira de um programador especificar padrões complexos que podem ser procurados e casados em uma cadeia de caracteres;
- uma construção que utiliza pequenas ferramentas, feita para obter determinada seqüência de caracteres de um texto.
Ou ainda, didaticamente falando, é:
- Como o brinquedo LEGO, várias pecinhas diferentes, cada uma com sua característica, que juntas compõem estruturas completas e podem ser arranjadas com infinitas combinações diferentes.
- Como um jogo de truco, com as cartas normais e as quentes: gato, copas, espadilha e mole, que são especiais e têm uma ordem de grandeza.
- Como um quebra-cabeça, sempre tem solução, às vezes óbvia, às vezes difícil, mas decifrando as partes, junta-se tudo e chega-se ao todo.
- Como um jogo, no começo é difícil, mas após conhecer todas as regras, basta jogar e curtir.
- Como uma receita culinária, com seus ingredientes e uma ordem correta para adicioná-los à mistura.
- Como consertar carros. Você tem várias peças e várias ferramentas. Dependendo do tipo da peça, há uma ferramenta certa para você lidar com ela. E dependendo da sua localização, você tem de incrementar a ferramenta com mais barras e cotovelos para alcançá-la.
- Como o alfabeto. Você aprende primeiro as letras individualmente. Depois as sílabas, as palavras, frases e finalmente os textos. Mas no fundo, são apenas letras.
Acima de tudo, assim como um sorvete no domingo ensolarado, uma expressão regular é:
Divertida!
Divertida? Tá louco? Todos aqueles símbolos estranhos...
Calma... É normal estranharmos ou até repudiarmos aquilo que ainda não conhecemos ou não dominamos bem. Como diria o vovô Simpson no meio da multidão: "vamos destruir aquilo que não entendemos!"
Ao final da leitura, ficará claro que as expressões são apenas pequenos pedacinhos simples que agrupados formam algo maior. O importante é você compreender bem cada um individualmente, e depois apenas lê-los em seqüência. Lembre-se do alfabeto: são apenas letras...