O RAC é um programa escrito em C, criado pelos brasileiros Aurélio Marinho Jargas e Thobias Salazar Trevisan que teve sua primeira versão lançada em dezembro de 2003.
O nome RAC (lê-se "rák") é uma sigla para o texto em inglês "Rows And Columns", que significa "Linhas e Colunas". O nome é um descritivo da função do programa: extrair linhas e colunas de um texto.
O RAC foi criado para suprir uma necessidade. Não existe no mundo Unix/Linux uma ferramenta dedicada à extração de texto de maneira fácil e flexível.
O que existem são quatro ferramentas diferentes (sed, grep, awk, cut), cada uma específica para um determinado tipo de extração. Além de precisar dominar a funcionalidade e sintaxe de cada uma dessas ferramentas, é comum o usuário precisar combinar duas ou mais delas para conseguir realizar uma tarefa simples.
O RAC nasceu para acabar com o caos e a dificuldade na extração de textos. Tendo uma sintaxe simples e poderosa, ele torna a tarefa fácil.
Por exemplo, como extrair o trecho "desde a coluna 15 da quinta linha até a penúltima coluna da antepenúltima linha". Usando as ferrramentas existentes é um desafio e tanto, mesmo para gurus. Usando o RAC é trivial: rac '5[15]:-3[-2]' arquivo.txt
.
Seguindo a filosofia Unix do "faça apenas uma coisa, e faça bem", o RAC se limita a uma única tarefa: extrair textos. Ele não edita, não acrescenta, simplesmente extrai.
Meta única: Dominar o mundo! :)
Os cinco passos planejados para atingir o objetivo são: