WordPress: Jetpack: Mudar a posição dos botões de compartilhamento (sharing)

Quando você usa o plugin Jetpack e ativa o módulo Sharing (Compartilhando), no final de seus posts aparecem os botões bacanas do Twitter, Facebook, Google+, entre outros.

Você tem a opção de mostrar ou não os botões em cada post, mas não tem a opção de colocá-los onde bem entender. Eles sempre aparecem no final do post.

  • E se você quiser colocar os botões antes do título?
  • Ou logo abaixo do título?
  • Ou no meio do texto?
  • Ou em algum outro lugar?

Vou te mostrar como faz.

Primeiro, você precisa saber que para inserir automaticamente os botões no final do post, o Jetpack adiciona um filtro à ação the_content. Então, para mudar a localização destes botões em seu blog, o primeiro passo é desligar este filtro com o remove_filter.

Edite o arquivo de template do seu tema, por exemplo o loop-single.php caso você use o tema padrão Twenty Ten, e localize a chamada ao the_content(). Coloque imediatamente antes as duas linhas que removem o filtro do Jetpack:

<?php remove_filter('the_content', 'sharing_display', 19); ?>
<?php remove_filter('the_excerpt', 'sharing_display', 19); ?>
<?php the_content(); ?>

Salve e acesse algum post de seu blog para confirmar que agora os botões de compartilhamento não aparecem mais.

Tudo certo?

Então agora basta editar o template de seu tema para colocar os botões no lugar que você deseja. O código mágico para fazê-los aparecer é:

<?php echo sharing_display(); ?>

O único requisito é que este código esteja dentro do loop.

Apesar de agora aparecerem em outro lugar, o funcionamento dos botões continua o mesmo. Inclusive aquela opção na tela de edição do post, chamada Mostrar botões de compartilhamento neste post, continuará funcionando normalmente.

— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.

comments powered by Disqus