Conteúdo da Apostila Programação Profissional em Shell Script

Sobre o conteúdo

  • O conteúdo não é específico de Bash, Ksh ou Zsh, é Shell.
  • O conteúdo é Shell, sem usar das características obscuras, funcionando em UNIX, AIX, Linux, Cygwin, etc.
  • Todos os exemplos de código foram testados e são funcionais.
  • Os exemplos estão escritos em Bourne Shell. Alguns são em Bash.
  • Os capítulos estão divididos por aulas não seqüenciais. A leitura pode ser feita em qualquer ordem.
  • A escrita está em forma didática e narrativa (não é resumida ou em listagem de tópicos).
  • O conteúdo é completo, podendo ser lido e entendido sem a necessidade de materiais complementares.

Sobre os assuntos

Estes são os assuntos tratados pela apostila:

  • Revisão do Básico
  • Programas Não São Scripts
  • Explorando as Possibilidades do Shell
  • As Ferramentas do Sistema
  • Caracteres de Controle
  • Expressões Regulares
  • Arquivos de Configuração
  • Banco de Dados com Arquivos Texto
  • Interfaces Amigáveis com o Dialog
  • CGI em Shell

Tour pelo conteúdo

AULA 1
A revisão de Shell básico é feita com 10 exercícios relativamente simples para quem já conhece bem o Shell, mas desafiadores e didáticos para o aprendizado, pois envolvem raciocínio e uso das estruturas da linguagem e das ferramentas do sistema. Na revisão estão várias tabelas que resumem os comandos, estruturas e detalhes do Shell, que servem para consulta rápida.
AULA 2
A diferença entre um Script e um Programa é vista com detalhes. Nessa aula o aluno percebe que há muitos outros elementos necessários para que seus Scripts atuais se tornem Programas de verdade. São vistos conceitos de programação como cabeçalho, comentários e código limpo e estruturado. Também são dadas dicas para o uso racional de variáveis e funções.
AULA 3
Tópicos de programação são vistos em detalhes, como uso de Chaves (Flags) e depuração de várias maneiras diferentes. Também é aprendido como fazer o Programa aceitar opções de linha de comando e são vistos os padrões em uso atualmente para essa funcionalidade. Para completar o conjunto de características de um programa profissional, é aprendido como fazer o versionamento, o histórico de mudanças (ChangeLog) e os agradecimentos aos possíveis colaboradores.
AULA 4
É visto com grande riqueza de detalhes as 25 ferramentas mais importantes de um ambiente UNIX/Linux, suas opções mais úteis e onde e como aplicar cada uma delas. Esta parte da apostila também serve para referência futura, tornando desnecessária a leitura de páginas de manual. Em seguida os Caracteres de Controle assumem a pauta e deliciam o leitor com seu poder de movimentação do cursor e possibilidade de adicionar sons e cores a programas do modo texto.
AULA 5
Aqui entra o grande assunto controverso, que todos já ouviram falar mas poucos dominam: Expressões Regulares. É feita uma "tour" pelo assunto, apresentando de maneira simples e amigável os metacaracteres mais importantes e suas funções. Para praticar o aprendizado, é mostrado passo-a-passo como lidar com dados de uma página HTML (Internet).
AULA 6
Os Arquivos de Configuração são desmistificados e é ensinado como fazer para que qualquer programa os utilize. É visto o funcionamento do "parser" que extrai (e também grava) informações e como integrar um programa já existente com este parser.
AULA 7
Explicação e aplicação do conceito de Banco de Dados Textuais, instruindo desde a escolha do formato interno do arquivo de dados (CSV simplificado) até a escrita do gerenciador que irá ler e gravar informações. As vantagens e desvantagens dos bancos textuais também são vistas.
AULA 8
A mais divertida, que ensina como utilizar o Dialog, o programa que desenha "caixas" na tela, deixando os programas do modo texto com botões, menus e outros componentes geralmente encontrados no modo gráfico (X). Também é mostrada a integração do Dialog com programas, demonstrando como fazer a navegação e a ligação entre as telas.
AULA 9
Para finalizar, uma passada completa em CGI, com dicas de configuração do Apache, explicação do conceito e prática, com códigos prontos para um formulário HTML e o CGI que lidará com os dados recebidos.

Esse conteúdo é livre (free)?

Não.

É um trabalho literário registrado no escritório de Direitos Autorais (tem Copyright) e não é um texto livre para ser copiado como todos os outros que estão disponíveis em meu site na Internet.

— EOF —

A apostila virou um livro

Mais informações sobre a apostila

comments powered by Disqus