Índice Anterior Próxima

Problemas com maiúsculas e minúsculas

Está gostando da leitura? Está aprendendo? Compre o livro novo que traz mais conteúdo, texto atualizado e ilustrações!

Verdade absoluta: as ERs são sensíveis a letras maiúsculas e minúsculas, levando em conta sua diferença. Esse detalhe pode ajudar ou atrapalhar, dependendo da atenção do criador da ER, ou da estabilidade dos dados pesquisados.

É muito comum às vezes, após meses de funcionamento sem problemas, uma ER falhar. Depois de quebrar a cabeça nas partes mais complicadas dela, você percebeu foi uma falha simples de maiúsculas e minúsculas, pois uma parte de sua ER era o trecho jipe 4x4 e no texto agora estava jipe 4X4.

Este é um erro muito difícil de perceber, por ser tão trivial e visualmente difícil de detectar, sobretudo se você estiver sob pressão para "arrumar isso logo". Encontrado o problema, usamos a lista para saná-lo: jipe 4[xX]4. Mas um mês depois o texto muda novamente para Jipe 4X4, e assim vai... Como descobrir isso rapidamente?

Vários aplicativos e linguagens, como veremos adiante, têm modificadores para ignorar essa diferença entre maiúsculas e minúsculas ("ignore case"), e essa é nossa chave de ouro para descobrir se o problema é esse.

É simples. Se há algo errado e você não sabe o que é, dê este chute, colocando a opção de ignorar essa diferença e veja se o problema some. Se sim, bingo! Basta revisar cada parte de sua ER que contenha letras ou listas e confira o texto pesquisado para ver o que mudou.

Encontrado o problema, arrume-o e desligue a opção "ignorante". São várias letras? Não tem [Pr][Rr][Oo][Bb][Ll][Ee][Mm][Aa]. Fica feio? Fica, mas é seguro, portanto desligue a opção.

Conclusão: ignore apenas se for algo temporário, para testes, ou se você tem muita certeza do que está fazendo.


Índice Anterior Próxima