Índice Anterior Próxima

Editores de texto

Como já vimos em sua história, as expressões regulares surgiram como parte de um editor de textos, e hoje, décadas depois, são utilizadas nos mais diversos programas, como navegadores de Internet, leitores de e-mail, linguagens de programação e várias outras tarefas que envolvam manipulação de dados.

Porém, como poucas outras coisas nesse planeta, as expressões regulares ainda são fiéis a sua origem e ainda reinam absolutas nos editores de texto, auxiliando as tarefas de procura de texto, substituição de um texto por outro, ou aplicar comandos diversos em partes específicas do documento.

Temos como exemplo o ed, um editor que ainda hoje só altera texto por meio de comandos de substituição utilizando ERs, mesmo que seja só para colocar um simples ponto final esquecido, você tem de fazer um s/$/./.

Alguns outros editores atuais ainda têm um suporte bem tímido às ERs, principalmente os gráficos e voltados ao usuário doméstico, como é o caso do MS Word. Já outros, como o vim e o emacs, as utilizam massivamente para as mais diversas tarefas, tendo os programadores como seu público-alvo. Vamos dar uma olhadinha neles?


Índice Anterior Próxima