Esta é uma versão especial do MoneyLog, que roda inteiramente dentro do navegador: leitura, edição e gravação dos lançamentos. Não há nenhum tipo de armazenamento externo, todos os seus dados ficam gravados na memória do próprio navegador (localStorage).

Acesse agora: http://aurelio.net/moneylog/browser/app/

Aviso importante

Esta versão é indicada para demonstração e testes rápidos, porém não recomendo a sua utilização como aplicativo.

Como os seus lançamentos ficam atrelados ao navegador, é fácil perdê-los. Por exemplo, se você remover o navegador, resetá-lo, trocar de navegador ou trocar de máquina, seus dados não estarão mais acessíveis.

Utilize apenas se você estiver ciente destas limitações, ou seja, se você usa sempre o mesmo navegador na mesma máquina. Mesmo assim, recomendo que faça becape dos seus lançamentos de tempos em tempos.

Inserir seus lançamentos

Para inserir seus próprios lançamentos, clique no botão Editar. Vai abrir uma janela com um editor de textos simples. Você pode usar os lançamentos de exemplo como base e ir inserindo os seus aos poucos.

O formato de cada lançamento é simples, usa apenas três campos: data, valor, descrição. Dúvidas? Consulte o Guia de Lançamentos.

Sempre que quiser conferir como está ficando, aperte o botão Salvar. Suas edições serão salvas e o MoneyLog Browser mostrará o extrato atualizado já com seus dados novos.

Você também pode importar dados de outros programas ou direto de seu Internet Banking. Utilize o conversor do MoneyLog, que entende os seguintes formatos: OFX, OFC, QIF (MS Money, Quicken).

Funcionamento offline

Esta versão também funciona de maneira offline. Basta você salvar o arquivo html e abrir no seu navegador.

Você pode salvar o arquivo em qualquer pasta, renomeá-lo, mudar de pasta, não importa. O navegador lembrará dele e mostrará os seus lançamentos corretamente.

Firefox: Dos navegadores que testei, o Firefox foi o único que não funcionou com o MoneyLog Browser no modo offline. Ele mostra a tela de edição e parece que salva os dados, mas ao recarregar a página volta-se à estaca zero.

Detalhes sobre o localStorage

O localStorage tem um funcionamento similar aos cookies: é atrelado a um navegador e usuário, e é usado para guardar dados. No caso do MoneyLog Browser, são guardados os lançamentos do usuário. A chave utilizada chama-se moneylogData.

Se você quiser limpar todos os seus dados do navegador, você pode usar o próprio MoneyLog Browser e limpar tudo na tela de edição, ou procurar pela chave moneylogData nas configurações/preferências de seu navegador.

Saiba mais: http://en.wikipedia.org/wiki/Web_storage

comments powered by Disqus