O MoneyLog é um app para controle de finanças pessoais gratuito, open source, multiplataforma, rápido, simples de usar, que funciona direto em seu navegador.

Você informa seus ganhos e gastos e ele gera extratos interativos, com gráficos, totais, pesquisa, tags e várias outras ferramentas para você enxergar para onde vai o seu dinheiro.

Experimente agora a demonstração online.

Depoimentos

Dê seu depoimento no final desta página.

Leia depoimentos antigos aqui, aqui, aqui e aqui.

Experimente agora a demonstração online.

Filosofia

Você ganha dinheiro, você gasta dinheiro.
Dinheiro entra, dinheiro sai.
Se não anotar, ele some e você nem percebe.

Eu já tentei usar gerenciadores financeiros, já tentei fazer planilhas, já tentei anotar num caderninho. Mas nunca deu certo. Os programas e planilhas eram complicados demais, e o caderninho, apesar de prático, não gerava extratos.

Então decidi criar o MoneyLog para juntar o melhor das duas experiências: fácil para anotar, poderoso para consultar.

Estes são os três pilares da concepção do MoneyLog:

Foco simples: ganhei/gastei

Ignorei todos os complicadores de outros gerenciadores, como contas diferentes, transferências, aplicação, retirada, investimentos, juros, vencimentos, blablabla chato chato chato.

No fim das contas, o principal, o que realmente me importa é:

E só isso.

O MoneyLog foca somente na entrada e saída de seu dinheiro. Não importa a fonte, não importa o meio, não importa o formato. O que importa é se você gastou ou ganhou dinheiro.

Por exemplo, não interessa se eu paguei o almoço com Ticket Refeição, cartão de crédito, cheque ou moedinhas. Isso é irrelevante. O que importa é que gastei R$ 15,00. Saiu 15 pilas do meu bolso. Este é o fato.

A ideia não é o extrato do MoneyLog bater com seu extrato do banco, ou ser um retrato fiel de todas as suas contas. Isso é ilusão, o dinheiro está cada vez mais virtual e fragmentado. O MoneyLog vai te mostrar, sem piedade, o quanto você gasta, e onde gasta.

Quando você abstrai os complicadores e pensa somente em entrou/saiu, ganhei/gastei, fica tudo mais simples. E quanto mais simples, maiores as chances de você finalmente conseguir se disciplinar a anotar seus gastos.

Anotar como no papel

Uma vez que você se compromete a controlar seus gastos, o primeiro passo, e o mais importante, é anotar tudo. Todo e qualquer gasto, por menor que seja, deve ser anotado.

Gasto que você não anota, é dinheiro que "some".

Os softwares, que deveriam nos ajudar nessa hora, acabam nos frustrando.

Eu não quero ter que parar tudo o que estou fazendo, abrir um programa ou uma planilha, esperar até carregar tudo, clicar em botões… Tudo isso só pra anotar quanto gastei no almoço.

Isso é chato, burocrático, demora. Isso afasta o usuário. Ele vai desistir de anotar o gasto só de pensar no trabalho que vai dar.

Quero fazer como no papel, simplesmente anotar "hoje gastei 15 reais no almoço" e pronto. Assunto encerrado, volto para a minha rotina.

O MoneyLog funciona exatamente assim. Você não precisa entrar no programa para anotar seus gastos, em vez disso, basta anotar num simples arquivo TXT:

2012-03-10  -15  almoço

E pronto. Só isso.

Extrato interativo e poderoso

Não adianta querer analisar seus gastos diariamente. Esta é uma tarefa que exige tempo e concentração, é quando você toma decisões importantes. Uma vez por mês, ou a cada 15 dias, é suficiente.

E quando finalmente chega a hora de sentar e fazer esta análise, você precisa de ferramentas espertas, que com poucos cliques, lhe deem respostas.

Aí entra o MoneyLog, que gera um extrato interativo completo, com todos os seus lançamentos.

Você pode mudar este extrato em tempo real: fazer pesquisas, filtrar categorias, definir as datas limite, reordenar linhas, filtrar valores, obter somatórios, entre outros. Basta clicar nos botões, há diversas opções.

Então finalmente, toda a chatice de ter que anotar seus gastos vai ser recompensada, quando você conseguir respostas.

Experimente agora a demonstração online.

comments powered by Disqus