Material

  • Palitos de sorvete (madeira, ponta arredondada)
  • Cola branca
  • Tesoura ou estilete
  • Clipes de papel opcional
  • Pedaços de tecido opcional

Você pode estar se perguntando: Mas pra que perder tempo fazendo isso?

Eu tenho uma coleção de mais de 200 fitas k7, que fui gravando ao longo dos anos, e como ainda tenho toca-fitas, ainda as escuto. Também não posso me desfazer delas pois há muitos sons ali que não encontro mais em lugar algum.

Com tantas fitas, eu tinha um problema com o armazenamento delas. Um coisa que nunca gostei são aquelas caixinhas plásticas que envolvem cada fita, pois além de serem malas de abrir e quebrar fácil, ainda ocupam muito espaço.

Eu queria um porta-fitas que guardasse as fitas sem as caixinhas, e ao mesmo tempo fosse fácil identificar rapidamente a fita que eu queria pegar no meio do bolo. Como não achei nada parecido com isso nas lojas, um belo dia tive a idéia de tentar fazer um eu mesmo, e um material que eu tinha por perto eram palitos de sorvete.

Brincando um tempo com os palitos, cheguei no "design final" de como seria o porta-fitas e o resultado foi melhor do que esperado. Usando cola normal de escola (branca), depois de seca os palitos ficam firmes, e mesmo já tendo derrubado o porta-fitas no chão ele não quebrou.

Aos poucos fui fazendo outros, tendo um total de cinco torres hoje, que abrigam mais da metade da minha coleção de fitas:

Nota 1: Um amigo comentou que fez o porta-fitas junto com seu filho, para um trabalho escolar. Taí uma outra utilidade :)
Nota 2: Fazer o porta-fitas também pode ser considerada uma atividade relaxante (anti-estresse), que consiste em ocupar sua mente com algo fútil ;)

Tópicos:

Como fazer um andar

Cada andar suporta 2 fitas cassete e é feito com 17 palitos:

Base

  1. Primeiro faça a base, colocando 10 palitos (palitos base) alinhados lado a lado;
  2. Corte (com a tesoura ou estilete) uma ponta de 2 palitos (palitos de suporte) de maneira que eles fiquem do mesmo tamanho dos 10 palitos base alinhados (deixe a ponta arredondada);
  3. Para manter os palitos base unidos, e para suportar as futuras paredes interna e externa, cole (com a cola branca) os 2 palitos de suporte na perpendicular aos palitos base, nos dois extremos, deixando aproximadamente 4 milímetros de borda sobrando para as pontas dos palitos base;
  4. Para fazer uma trava para impedir que a fita entre inteira dentro do porta-fitas, corte as duas pontas de 1 palito (palito trava, deixe a ponta quadrada) no tamanho exato dos palitos base alinhados, e o cole no meio da base, entre os palitos suporte, perpendicular aos palitos base;
  5. Coloque toda a base para secar a cola sob um peso (livro, caixa) para garantir a união dos palitos e para que eles não empenem.

Parede externa

  1. Corte mais 2 palitos (palitos parede) com ponta arredondada do tamanho dos palitos suporte;
  2. Cole-os na vertical, nas duas extremidades da base, alinhados aos palitos suporte, pelo lado de fora.

Parede interna

  1. Corte mais 2 palitos (palitos parede) com ponta arredondada do tamanho dos palitos suporte;
  2. Cole-os na vertical, nas duas extremidades da base, grudados com os palitos da parede externa pelo lado de dentro;
  3. Estes ficarão mais altos que os palitos da parede externa, pois ficarão em cima dos palitos suporte.

Colocada a parede interna, deixe todo o conjunto para secar. Para se assegurar que as paredes interna e externas ficarão bem unidas, prenda-as com clipes de papel.

Espere a cola secar e pronto, está feito um andar.

Como fazer mais andares

Repita todo o procedimento anterior para fazer outros andares e os vá colando, um em cima do outro, formando uma espécie de mini-edifício.

Eu geralmente faço porta-fitas com 15 andares cada, para caber 30 fitas (2 por andar). Mas você pode fazer com quantos quiser. Dez andares também é um número bom. Mais do que 15 pode ficar um arranha-céus instável :)

Como fazer um pezinho

Como você deve ter percebido pela foto, a "base" que você fez é na verdade o teto do andar. Precisamos agora fazer um pezinho para nosso porta-fitas.

  1. Faça uma base normal, apenas com os palitos suporte, sem o palito trava;
  2. Cole mais 2 palitos suporte do lado de dentro dos dois palitos suporte já existentes, fazendo 2 pezinhos com 2 palitos cada;
  3. Faça mais uma camada de palitos para o pezinho, colando mais 4;
  4. Para um acabamento final decente, cole um pedaço de tecido nos pezinhos, para que seu porta-fitas deslize facilmente e não risque as superfícies.

Como fazer um pegador

Como você vai carregar seu porta-fitas pra lá e pra cá, você também precisa de um pegador para segurá-lo.

  1. Aproveite os palitos quebrados, ou corte palitos novos em 3 partes iguais;
  2. Deixe todos os pedaços de palito com uma ponta arredondada e outra quadrada;
  3. No topo do porta-fitas, vá colando esses pedaços de palito nos dois palitos do meio, nas extremidades, deixando o espaço no meio que é para pôr seu dedo;
  4. Quando ver que a altura do pegador já é suficiente para caber seus dedos, cole duas camadas de 2 palitos inteiros em cima, para finalizar o pegador.

Dicas

Está feito o porta-fitas. Agora basta lotá-lo de fitas. Algumas dicas:

Aprenda mais: