Mais trabalhosa e demorada que a pintura com a caneta para tecido, a utilização da tinta para tecido tem a vantagem de poder ser usada em camisetas de qualquer cor, além do resultado final ficar bem mais apresentável, com aparência de uma estampa de verdade.

A tinta pode ser encontrada em papelarias e lojas de armarinhos também, em uma infinidade de cores. Os potes são pequenos, mas duram bastante. A marca mais utilizada é a Acrilex.

Material

  • Uma camiseta de qualquer cor
  • Potes de tinta para tecido nas cores desejadas
  • Pincel normal
  • Pedaço de papelão maior que o desenho
  • Pote de água e pano para limpar o pincel opcional

Como fazer a pintura

  1. Coloque o pedaço de papelão dentro da camiseta para que a tinta não vaze para a parte de trás da camiseta;

  2. Coloque a matriz em chapa em cima da camiseta, na área desejada a se pintar;

  3. Dê um jeito de fixar a chapa, colocando pesos na bordas, ou a prendendo ao tecido com gampos de roupa;

  4. Com o pincel, pinte a camiseta, cuidando para que a tinta não vaze pelas bordas dos buracos da chapa;

  5. Espere a 1ª mão de tinta secar e depois aplique a 2ª mão;

  6. Novamente espere secar e aplique a 3ª mão de tinta;

  7. Três mãos de tinta costumam ser suficientes. Se quiser, aplique mais, sempre esperando a tinta secar até reaplicá-la;

  8. Com tudo pronto e a tinta seca, deixe a camiseta num lugar arejado e espere pelo menos 2 dias para lavá-la.

Algumas camisetas que pintei

Símbolo da banda Ultraje a Rigor, este periscópio de submarino me deu MUITO trabalho para fazer, mas gostei bastante do resultado, parece uma estampa "de verdade".

O desenho estava na capa de um LP antigo da banda que eu tinha lá em casa, mas eu tinha dois problemas: ele era com muitos detalhes (não dava pra fazer uma matriz em chapa) e era muito pequeno, eu precisava ampliá-lo. Então esse tive que fazer o molde em papel mesmo, e consegui ampliá-lo com a técnica dos quadradinhos.

Para pintar o desenho na camiseta, primeiro fiz vários furinhos em todo o desenho e coloquei o papel por cima da camiseta. Com o pincel, usei os furinhos para fazer pinguinhos de tinta na camiseta, para servir de marcação, um pontilhado. Depois de secar, tirei o papel e brinquei de ligar os pontinhos para fazer os contornos do desenho na camiseta. Por último, preenchi os espaços, pintando de branco e azul as área internas.

Esta foi outra que não usei matriz de chapa, pois o desenho era muito simples, nem valia a pena. Mais uma vez precisei ampliar um desenho minúsculo que estava na capa de um LP, dessa vez da banda inglesa Toy Dolls. O desenho é o rosto do Dougy Giro, um mendigo personagem de uma música da banda. Novamente usei a técnica dos furinhos para transpor o desenho para a camiseta.

Dumbs era o nome da minha banda, e esta eu tive a paciência de fazer uma matriz em chapa. Fiz as letras no computador, imprimi e colei em um pedaço de persiana de plástico (aquelas, de por na janela). Com uma tesoura bem forte consegui recortar a persiana no formato das letras e depois foi só colar esse molde na camiseta e pintar nos buracos.

Use outras tintas!

Se você fez o desenho matriz em chapa, outras tintas podem ser usadas no lugar da tinta para tecido, como tinta spray por exemplo, que é muito mais rápida e fácil de usar.

Mas lembre-se que deve ser uma tinta que não vá sair ou desbotar ao lavar a camiseta.

Aprenda mais: