Durante cerca de 10 anos pintei meu cabelo de verde usando papel crepom. É rápido, fácil e extremamente barato. Basta um pedaço de papel crepom e um copo d'água.

Todo o procedimento de pintura dura uns 10 minutos e suja apenas um copo e um prato, facilmente laváveis. Um único rolo de crepom (que custa menos de 1 real) rende várias demãos.

Nem adianta perder tempo tentando pintar os cabelos com crepom de cores claras. Compre os de cores bem escuras, como o verde, o azul e o roxo.

É preciso ter cabelos claros para que a tinta do crepom fique visível. Se você possuir cabelos pretos ou castanhos (como eu), primeiro será preciso descolori-lo. É só misturar pó descolorante e água oxigenada e tacar no cabelo. Não é difícil, se você não sabe como fazer, pergunte para sua mãe ou sua irmã :)

Se te disseram que para pintar o cabelo era necessário esfregar o crepom na cabeça, usar álcool ou água quente, esqueça.

Ah, hoje não sou careca, então o crepom também não mata o cabelo ;)

Material

  • Papel crepom
  • Água
  • Um palito de sorvete
  • Um copo
  • Um prato
  • Papel higiênico

Como fazer a tinta

Com o papel crepom ainda enrolado, corte um pedaço pequeno do rolo, com cerca de três dedos de largura. Dá para rasgar com as mãos se você for do tipo ogro. Se não, use uma tesoura.

Desenrole o rolinho recém-cortado e coloque-o dentro de um copo. Não precisa empurrar com força, deixe o papel bem solto dentro do copo. Use um copo descartável de plástico ou um copo de vidro, que é fácil de lavar depois.

Agora coloque água no copo. Não precisa encher até a boca. Com um palito de sorvete (ou algo parecido), empurre o papel contra o fundo do copo, para que todo ele fique submerso. Você vai perceber que quando mais empurra, mais tinta se solta do crepom e a água fica mais escura. Essa é a idéia.

O palito de sorvete vai ficar todo pintado. É por isso que tem que usar algo para empurrar o crepom, ao invés de seu dedo. Que isso sirva de aviso que se você tacar o dedo ali, ou derrubar essa água na roupa ou no carpete, lascou-se. De preferência pinte o cabelo sem camisa, na lavanderia ou quintal.

Como o mesmo palito, pesque o papel crepom e tire-o do copo, jogando direto no lixo. Cuidado com os pingos!

Como pintar o cabelo

Para quem tem cabelos compridos

Se você tem cabelo comprido e só quer pintar as pontas, simplesmente faça um rabo-de-cavalo e mergulhe as pontas no copo. Não precisa mexer, esfregar, saracotear. Deixe o cabelo ali quieto por 10 segundos. Se quiser garantir, tire e coloque novamente mais 10 segundos. Espere a água escorrer. Acabou a pintura.

Só isso? Sim, só isso. Pode passar para o próximo tópico.

Para quem tem cabelos curtos

Se você tem cabelos curtos, ou quer pintar todo o cabelo desde as raízes, vai precisar de um prato. Pegue um prato fundo, de vidro (fácil de lavar, lembra?) e despeje a tinta nele.

Agora vem a parte patética e arriscada do procedimento. Assegure-se que não há ninguém olhando e que você não está fazendo isso em cima do tapete importado caríssimo de sua mãe.

Você já viu um cachorro coçando as costas? Ele fica se arrastando no chão, contorcendo-se. Você vai fazer algo parecido.

Olhe atentamente para o prato à sua frente. Sua missão é encostar todos os fios de cabelo de sua cabeça naquela tinta e não derramar uma gota sequer no chão. Não é fácil, mas não é impossível. Respire fundo, concentre-se.

Ajoelhe-se no chão e abaixe a cabeça, tentando encostar o topo da cabeça no fundo do prato. Sinta a água molhando seu couro cabeludo e fique imóvel por cerca de 10 segundos. Levante a cabeça e espere a água escorrer. Esta parte de seu cabelo já está pronta. Agora é só repetir o procedimento para todo o resto.

Deitando de lado fica mais fácil de pintar as laterais e deitando de barriga para cima é possível pintar a parte de trás, porém a aproximação com o prato é feita às cegas. Liberte o ninja que existe aí.

Com a prática vai ficando mais fácil, podendo fazer tudo em menos de cinco minutos e sem sujeira. Mas como é sua primeira vez, não se sinta um Didi Mocó se o prato virar e você conseguir pintar as costas ao invés do cabelo ;)

Finalizando

Nesse ponto você já molhou todo o cabelo com a tinta e deixou escorrer a maior parte da água de sua cabeça. Agora pegue aquele bolinho de papel que você deixou preparado ali do lado e vá secando o cabelo.

O quê, você não preparou o bolinho de papel? Basta pegar um pouco de papel higiênico, papel toalha ou algo similar e fazer uma bolinha.

Não esfregue o papel na cabeça, senão você vai tirar a tinta que acabou de colocar. Só encoste o papel na cabeça por cerca de três segundos. Repita, dessa vez um pouco mais para o lado e vá secando, até ter percorrido toda sua cabeleira. O papel vai ficar com um pouco de tinta, é normal.

Seu cabelo ainda vai estar molhado, porém não vai mais pingar. Agora é hora de ir para o sol ou ficar quieto num canto até que ele seque. Se quiser usar um secador de cabelos, fique à vontade. O importante é não encostar nada no cabelo até que ele seque totalmente.

Uma vez seco, está feito. Agora você pode esfregar um pouco de papel na cabeça para tirar o excesso, se quiser.

Detalhes pós-pintura

Aprenda mais: