Direto GNU e o Conectiva Linux

Nos meses de Novembro e Dezembro de 2003, uma de minhas tarefas na Conectiva era fazer a suíte Direto GNU funcionar no Conectiva Linux. Na época, a única distribuição homologada para o Direto era a Suse.

Ele utilizava alguns pacotes antigos, outros que possuíam equivalentes melhores e outros que não existiam no Conectiva Linux. O objetivo era fazer o Direto funcionar usando os pacotes do Conectiva, e tirar ao máximo a dependência de pacotes externos.

Fiz testes, configurações, adaptações e depois de muito estresse finalmente estava lá, o Direto GNU rodando num Conectiva Linux 9 + updates.

Terminado o relatório de homologação, o segundo passo foi adaptar o instalador de Direto (Shell script + dialog) para o Conectiva. O terceiro e último passo seria o empacotamento do Direto, para que instalá-lo se resumisse a um "apt-get install direto".

Infelizmente no final do segundo passo, devido a mudanças na diretoria da Procergs (empresa estatal do RS que criou o Direto), o site do programa foi retirado do ar e tudo indicava que ele seria fechado, deixaria de ser um Software Livre.

Com isso a demanda por ele esfriou e o projeto de migração do Direto para o CL foi paralisado e depois de um tempo abortado.

Demonstrando boa vontade e interesse na comunidade de Software Livre nacional, a Conectiva cedeu todo o resultado desse projeto de migração para a comunidade. Caso algum outro desenvolvedor queira continuar este trabalho, pode aproveitar o que já foi feito.

Esta página armazena este resultado e todos os arquivos que aqui estão são livres para download, uso e modificações. Não há nenhuma garantia ou suporte, os arquivos devem ser usados sob conta e risco do usuário.

— Aurelio Marinho Jargas, Curitiba 19 de Março de 2004

Os Arquivos

Relatório de Homologação
O relatório completo do teste de funcionalidades do Direto rodando no Conectiva Linux 9 + updates.
Programa de Instalação
O programa original de instalação do Direto (Shell script + dialog) foi modificado para instalar no Conectiva Linux. Além das adaptações, alguns melhoramentos foram feitos no código. Mais detalhes no cabeçalho do programa.
Arquivos de Configuração
Os arquivos de configuração usados pelo instalador. Alguns são "templates" onde dados do usuário são inseridos durante a instalação do Direto. Outros arquivos de configuração já existentes no sistema são editados onde necessário, sem sobrescrevê-los.
Dicas
Um arquivo simples de dicas que fui anotando durante o processo. Pode servir para ajudar na resolução de problemas na instalação do Direto.
Anúncio Oficial
O e-mail enviado à lista DiretoLivre, que é o anúncio oficial da disponibilização deste conteúdo para a comunidade.
— EOF —

Gostou desse texto? Aqui tem mais.

comments powered by Disqus