olás. escrevendo diretamente da praia, sob um sol escaldante no primeiro dia deste milênio novo, lhes convido a participar de uma viagem a um mundo divertido de jogos de aparência simples, que conquistam pela jogabilidade e não pela roupagem enfeitada.

no caminho passamos pelo mundo dos jogos gráficos para X e pelo mundo dos híbridos que usam a SVGAlib e frame buffer, pobres mundos dependentes do fornecimento de bibliotecas estrangeiras como SDL, ClanLib, Allegro, Mesa, OpenGL entre outras.

vamos além das fronteiras onde humanos normais não costumam ir, ao mundo dos jogos texto, ora baseados em curses, ora cuspindo arte ascii, uma terra onde "mouse" e "joystick" são palavras proibidas.

logo na chegada, um senhor idoso, experiente em várias distribuições de linux desde os tempos mais remotos, e que atende pelo nome de bsd-games nos mostra várias opções de divertimento, como quiz, hunt e teachgammon. mas o que realmente chama a atenção é o adventure, um jogo de exploração que apenas lhe dá dicas escritas, e toda a parte de norteamento e construção de cenários fica para sua imaginação. aprender os comandos por tentativa e erro também faz parte da diversão.

seguindo em frente, vamos à cidade nethack (http://www.nethack.org), onde ficar parado pode significar a morte. atravessando labirintos escuros, que são aleatórios e mudam a cada vez que você entra, use os vários tipos de armas disponíveis para matar vários tipos de monstros. várias "personalidades" do mundo linux ajudaram a construir a cidade nethack e até hoje ela é visitada por legiões de adoradores.

indo para a região mais antiga deste mundo, onde a civilização deu seus primeiros passos, experimentando formas e adaptando-se ao meio ambiente, visitamos lugares que antes eram chamados de pac-man e tetris.

o último evoluiu com várias cópias de si mesmo, construídas sobre ele próprio, nct (ftp://ftp.yars.free.net/pub/software/unix/games/tetris) é seu nome hoje. basicamente vários tetris coexistem, um de cada cor, e os de cores pesadas sobrepõem os de cores mais leves. tudo bem, pode não ser fácil de entender à primeira vista, mas faça uma visita, tente, você não vai mais querer sair.

logo ao lado, a mística terra dos seres cara-de-pizza que tinham fantasmas imaginários como inimigos mortais. diz a lenda que ao ingerir a pílula sagrada, eles tinham poderes de engolir estes fantasmas. hoje este lugar se chama myman (http://geocities.com/bsittler) e é populado por Cs, que continuam temendo os fastasmas ms, mas tudo indica que o mito é verdadeiro, e a pílula sagrada realmente funciona. visões lisérgicas de arte ascii que impressionam pela simplicidade dos componentes, e pela velocidade com que as coisas acontecem.

com a barriga estufada de fantasmas, que tal um passeio automotivo na lua? correr pela superfície do astro pulando crateras e desintegrando rochas com seu super raio laser? de carona no foguete moon-buggy (http://www.mathematik.uni-kl.de/~wwwstoch/voss/moon-buggy.html), teste toda sua perícia de motorista espacial lunar. cuidado que ao pular, o carro se mexe todo, então não se distraia.

regressando da lua, é hora de voltar, dar uma descansada e... ...o que é isso? um tornado (http://www.lionking.org/~kiza/linux/tornado)! sua casa está sendo destruída! controlando as forças da natureza, proteja-a com neve e destrua a do seu vizinho maligno com relâmpagos, granizo, chuva e é claro, tornados, ganhando a maior guerra climática de todos os tempos.

mas infelizmente você perdeu, e com a casa destruída, nada mais resta a fazer a não ser descontar sua raiva nos outros e promover rios de sangue. seu destino então é o melhor lugar "mate-ou-morra" que já apareceu neste pacato mundo texto: a arena 0verkill (http://artax.karlin.mff.cuni.cz/~brain/0verkill), com arte ascii 2d colorida por toda parte, desde o cenário de fundo às pessoas. ei, você também virou arte ascii! essa foi a gota d'água, canalize sua fúria nas várias armas disponíveis, atingindo seus próprios amigos ascii que participam da mesma arena via rede local ou internet. sangue ascii jorrará nesse verdadeiro quake do mundo texto.

é, não deu e você morreu. felizmente essa viagem foi imaginária e seu corpo permanece intacto. mas que tal tornar a fazê-la sempre que quiser? baixe estes joguinhos e divirta-se. outros podem ser encontrados no freshmeat em http://freshmeat.net/appindex/console/games.html.

e essa foi uma coletânea de jogos texto para animar seu verão. ou melhor, desligue o computador e vá tomar um sol.


<--- Voltar para o índice